24 de abril de 2019 às 15:34
[caption id="attachment_11424" align="aligncenter" width="378"] Divulgação[/caption]
Na última terça-feira (23) a PEC 4/2019 foi aprovada pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco.A proposta indica a reserva de 0,4% da Receita Corrente Líquida prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA) para atender a essa nova modalidade. O texto também aumenta o percentual de reserva parlamentar para emendas individuais de 0,4% para 0,8%. Todos os créditos que utilizarem esses recursos consignados serão de cumprimento obrigatório pelo Poder Executivo.
Informações dos bastidores indicam que Isaltino Nascimento (PSB), líder do Governo, passou o dia realizando articulações para tentar barrar o PEC, em várias visitas aos gabinetes e telefonemas para os deputados, a tentativa da base do governo na Alepe é somar votos contra o texto atual da Proposta. Entre as alternativas propostas por Isaltino é a de adiar os efeitos da PEC para a próxima Legislatura ou diminuir os percentuais.
Segundo divulgado pelo blog Ponto de Vista, “alguns deputados afirmaram que o sentimento na Casa é de apoio à PEC. Insatisfeitos com a forma com que estão sendo tratados pelo Palácio, parlamentares veem na aprovação da Proposta a chance de dar um recado ao governador Paulo Câmara (PSB)”, diz parte da matéria.
Com aprovação da PEC de autoria do deputado Alberto Feitosa (SD), o valor das emendas parlamentares saem dos atuais R$ 1,563 milhão anual, para R$ 3 milhões, obrigando o pagamento pelo Governo do Estado.
1
2
3
4
08:59, 12 Jun
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de junho de 2025, com 1.001 entrevistas presenciais em todo o Brasil e possui margem de erro de 3,1 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
A decisão é em resposta a uma ação popular movida pelo deputado federal André Fernandes (PL-CE).
O relatório prévio apresentado alertou sobre problemas relacionados a renúncias de receitas; e recomendou que sejam apresentadas, de forma mais detalhada, informações sobre emendas parlamentares.
mais notícias
+