03 de fevereiro de 2024 às 11:05
Deputados federais desembolsaram um recorde de R$ 84,1 milhões em 2023 para promover suas atividades parlamentares, representando 38,3% da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap).
Conhecida como "cotão", essa verba cobre despesas como aluguel de escritório, combustível, alimentação, passagens aéreas e hospedagem.
A parcela destinada à divulgação do mandato atingiu seu patamar mais alto desde a sua instituição em 2009, consumindo 19% da Ceap naquele ano, segundo dados do site de transparência da Câmara dos Deputados.
Eunício Oliveira, deputado federal do Ceará, foi quem mais gastou com propaganda de mandato
Até então, o ano em que os deputados mais tinham gastado com divulgação de mandato havia sido 2020, em que eles consumiram 34,4% do montante.
As atividades que podem ser custeadas com essa rubrica incluem a produção de conteúdo e a manutenção das redes sociais, propaganda ou patrocínio em sites e blogs alinhados em suas bases eleitorais e impressão de jornais e panfletos.
Eunício Oliveira, deputado federal do Ceará, liderou os gastos com propaganda de mandato, desembolsando R$ 494,1 mil ao longo do ano. A média de gastos entre todos os deputados foi de R$ 162 mil no ano.
O parlamentar afirmou que a quantia foi destinada à manutenção de seus perfis nas redes sociais, como Instagram, Twitter, Facebook, TikTok, e seu WhatsApp profissional, além da produção e edição de vídeos para a internet.
A deputada federal Dra. Alessandra Haber (MDB-PA) foi segunda maior investidora em propaganda do mandato entre as deputadas federais, ela desembolsou R$ 460,8 mil em 2023.
Em terceiro lugar, encontra-se Sonize Barbosa (PL-AP), com gastos de R$ 442,6 mil. E em quarto, o Pastor Gil (PL-MA), que utilizou R$ 423 mil. Adail Filho (Republicanos-AM) ficou em quinto lugar, gastando R$ 421,9 mil.
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