Pernambuco, 18 de Junho de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Deputada CLARISSA TÉRCIO propõe PL para proibir assistolia fetal em ABORTOS no Brasil

Para a parlamentar o procedimento “em uma concentração muito superior à usada para matar animais na eutanásia ou o condenado à pena de morte” é tortura.

23 de abril de 2024 às 13:26

Deputada Clarissa Tércio.

Deputada Clarissa Tércio. Deputada Clarissa Tércio.

A deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE) propôs um projeto de lei na Câmara dos Deputados para proibir a prática da assistolia fetal nos casos de abortos permitidos pela legislação brasileira. A assistolia fetal envolve a aplicação de cloreto de potássio no coração do feto provocando o aborto. O procedimento é mais recomendado em gestações avançadas, após as 20 semanas.

O projeto de lei, identificado como 1096/24, propõe penalidades para os médicos que realizarem esse procedimento.

A pena prevista seria de reclusão de um a quatro anos se o procedimento for realizado com o consentimento da gestante, e de três a dez anos se realizado sem o consentimento dela. é proposto a inclusão dessa medida no Código Penal brasileiro.

A parlamentar pernambucana considera que a aplicação de cloreto de potássio com lidocaína em bebês é uma forma de tortura, comparando-a à concentração usada para eutanásia animal ou execução de condenados à pena de morte.

O projeto de lei foi proposto após o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitir uma resolução que proibia a assistolia fetal como método para a interrupção de gravidez.

No entanto, essa resolução foi temporariamente suspensa pela Justiça Federal de Porto Alegre. O argumento central foi que o CFM não possui autoridade legal para estabelecer restrições ao aborto.

TAGS

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

06:20, 18 Jun

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Paulo Câmara, ex-governador de Pernambuco, vai ter contas da gestão 2017/2022 avaliadas pela Alepe
Análise

Alepe aprova por unanimidade as contas do ex-governador Paulo Câmara de 2017 a 2022

O Tribunal de Contas do Estado já havia emitido parecer pela aprovação das finanças dos dois mandatos do atual presidente do Banco do Nordeste, anteriormente.

Fraude do INSS
Iniciativa

Fraude no INSS: CPMI para investigar descontos ilegais de benefícios é criada

A partir de agora, as bancadas e os blocos partidários precisam indicar os membros que farão parte do colegiado para que este possa ser instalado e inicie os trabalhos. 

Prefeitura de Escada gasta quase meio milhão com Jogos Escolares do município
Gastos

Prefeitura de Escada gasta quase meio milhão com Jogos Escolares do município

Além dos R$ 289 mil com árbitros, a gestão da prefeita Mary Gouveia (PL) firmou mais sete contratos que somam quase meio milhão de reais.

mais notícias

+

Newsletter