19 de fevereiro de 2024 às 13:42
Uma comissão formada por representantes do Governo Estadual e pelos deputados estaduais Joel da Harpa (PL), Gleide Ângelo (PSB), Eriberto Filho (PSB), Renato Antunes (PL) e Mario Ricardo (Republicanos), farão uma reunião na terça-feira, 20 de fevereiro, para apresentar a pauta do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol).
O acerto foi feito entre o presidente da Assebleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, e o secretário da Casal Civil, Túlio Vilaça. Nesta segunda-feira, o presidente da Casa Legislativa, recebeu representantes do Sinpol e o presidente do sindicato, Áureo Cisneiros.
Em discursos, Álvaro Porto ressaltou que a luta não é apenas da categoria, mas também da população.
“É preciso ter mais estrutura e tem a questão dos salários. Vamos tentar resolver sem precisar de greve porque isso preocupa a população. Estão morrendo policiais e civis. Conversei com o secretário Túlio Vilaça e ele vai receber a comissão formada por deputados. A Assembleia se prontificou a mediar o processo e esperamos a sensibilidade das duas partes”, disse.
Ainda de acordo Álvaro, os parlamentares levarão as propostas do Sinpol para a governadora Raquel Lyra (PSDB).
“A partir dessas propostas, vamos sentar com a governadora para chegar a um entendimento”, acrescentou Porto.
Dentre as reivindicações entregues pelo presidente do Sinpol, estão a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras, padronização das delegacias, melhoria das condições de trabalho e descentralização da Polícia Científica, reajuste salarial e ampliação do número de vagas através do concurso público, de 450 para no mínimo 2 mil.
Áureo Cisneiros ratificou que há uma defasagem 6 mil agentes policiais civis e que, entre o efetivo dos 5.300 atuais, 1.400 estão com idade para se aposentar.
“O Sinpol agradece o apoio da Assembleia Legislativa. A gente quer contribuir para o Juntos pela Segurança para que dê certo. Queremos reestruturar a Polícia Civil para diminuir a violência a patamares aceitáveis. Temos mais de 10 mil inquéritos de homicídios parados por falta de pessoal. Falta investigação no crime organizado. Para combater o PCC, o Comando Vermelho, o Trem Bala é com investigação”, disse Áureo Cisneiros.
Com a suspenção da greve coordenada pelo Sinpol, que estava prevista para acontecer à meia-noite da sexta-feira de Carnaval, 9 de fevereiro, para o sábado, os policiais civis do Estado, arriscam suas chances com a Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Assim como foi informado pelo Sindicato no período carnavalesco, o deputado Álvaro Porto, que também é o presidente da Alepe, ligou para Áureo Cisneiros, presidente do Sinpol, e sugeriu que as intermediações acontecessem através do Poder Legislativo junto do Governo Estadual.
Uma reunião foi agendada para a manhã desta segunda-feria, 19 de fevereiro, na presidência da Alepe, com o deputado estadual Joel da Harpa, presidente da Comissão de Segurança Pública, levando um documento oficial que formaliza a proposta de Álvaro Porto.
“Com a oficialização da intermediação do Poder Legislativo, além do compromisso público da governadora Raquel Lyra, apresentado em diversos veículos de comunicação, de realizar ainda em fevereiro e terminar em maio as tratativas de negociação com o SINPOL e do ofício enviado pela Secretária de Administração informando que os Policiais Civis serão prioridade nas negociações, a assembleia decidiu suspender a deflagração de greve durante o carnaval, mas deliberou pela realização de uma Operação Padrão”, declarou o Sinpol, no Carnaval.
1
2
3
4
05:54, 19 Jan
25
°c
Fonte: OpenWeather
A concentração acontece a partir das 16h no Armazém 13, na Avenida Alfredo Lisboa com o cortejo seguindo rumo ao Marco Zero com atrações que representam a riqueza cultural pernambucana.
A medida se deu por conta de uma decisão liminar já existente ordenava a regularização de todos os pagamentos aos funcionários públicos municipais.
Segundo o apresentador, a gestão do petista tem como características o desejo por arrecadar e taxar, o que, na avaliação dele, gera desconfiança na sociedade.
mais notícias
+