Pernambuco, 11 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ciro Gomes negocia retorno ao PSDB após 28 anos para disputar o Governo do Ceará em 2026

As conversas são lideradas pelo ex-senador Tasso Jereissati, um dos principais nomes do partido no estado e ex-presidente nacional da legenda.

Ricardo Lélis

21 de junho de 2025 às 15:51   - Atualizado às 15:51

Ciro Gomes com microfone na mão.

Ciro Gomes com microfone na mão. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro e ex-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), está em tratativas para retornar ao PSDB, partido do qual se afastou há 28 anos. A informação é do jornal O Globo.

Segundo a matéria, as conversas são lideradas pelo ex-senador Tasso Jereissati, um dos principais nomes do PSDB no Ceará e ex-presidente nacional da legenda. O objetivo seria pavimentar o caminho para que Ciro dispute o governo do estado nas eleições de 2026.

Embora ainda em estágio inicial, as negociações já contam com o apoio de nomes influentes dentro do partido, como o deputado federal Aécio Neves e o atual presidente nacional da sigla, Marconi Perillo.

Aliança de Ciro Gomes

Visando retornar ao poder no Ceará, Ciro Gomes tem se alinhado, cada vez mais, com o bolsonarismo - na tentativa de pavimentar o seu caminho e ter condições políticas para a disputa.

Em maio deste ano, Ciro participou de uma agenda na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) ao lado de parlamentares do PL e do União Brasil. 

Na ocasião, o ex-governador declarou que "aceitaria ir para o sacrifício" de disputar novamente o governo estadual.

Esse "sacrifício" foi interpretado nos bastidores como um sinal de reposicionamento político e aproximação com o bolsonarismo e, consequentemente, a direita brasileira.

Mesmo tendo colocado a possibilidade de disputar novamente o Governo do Ceará, durante coletiva Ciro Gomes manifestou que também pode apoiar a pré-candidatura de Roberto Cláudio ao governo estadual.

Além disso, ele também anunciou seu apoio ao pré-candidato ao Senado do deputado Alcides Fernandes (PL), aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo O Globo, um grupo liderado por Ciro prepara uma saída coletiva do PDT, o que aprofundaria ainda mais o esvaziamento da legenda no Ceará. A movimentação acontece um ano após a ruptura do ex-ministro com o seu irmão, o senador Cid Gomes. 

O jornal aponta que a primeira movimentação será a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil - que deve acontecer até junho. A desfiliação abre caminho para que outras lideranças vinculadas ao grupo também deixem o PDT no segundo semestre, incluindo o próprio Ciro Gomes.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:59, 11 Jul

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Malafaia, Trump e Renato Vargens
Tarifa Moraes

Pastores evangélicos acusam Lula e STF de motivarem tarifa de 50% imposta por Trump

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros informalmente chamada de "tarifa Moraes"

Raquel Lyra lança 2ª edição do Pernambuco Meu País com investimento de R$ 30 milhões e 900 ações.
Evento

Raquel Lyra lança 2ª edição do Pernambuco Meu País com investimento de R$ 30 milhões e 900 ações

O Festival Pernambuco Meu País acontecerá entre 25 de julho e 7 de setembro, em 10 municípios do Agreste e Sertão.

Deputada Erika Hilton e Eduardo Bolsonaro.
Justiça

Erika Hilton pede que o STF bloqueie as contas de Eduardo Bolsonaro após atuação do deputado nos EUA

A solicitação de Erika Hilton foi feita após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar na quinta-feira (9) a taxação de 50% das exportações brasileiras

mais notícias

+

Newsletter