O governador Paulo Câmara firmou, nesta quarta-feira, 22 de junho, um convênio com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, para recuperação e requalificação do Espaço Cultural Cine Olinda, inserido no tombamento que delimita o acervo arquitetônico, urbanístico e paisagístico do município. Com um investimento estimado em cerca de R$ 1,9 milhões, os serviços incluem climatização, tratamento da fachada, recuperação dos pisos e revestimento das paredes, urbanização da área externa do cinema, entre outras ações.

https://www.instagram.com/p/CfHgh3Upl8U/?utm_source=ig_web_copy_link

“Os recursos já serão repassados e a prefeitura terá um prazo para contratar a empresa especializada para os serviços e vai entregar o equipamento funcionando. O Cine Olinda é um espaço cultural importantíssimo, que será de grande serventia tanto nas atividades culturais, como no entretenimento da população”, reforçou Paulo Câmara.

Leia também:
>>>Antônio Campos solicita mais uma vez que Fundaj assuma Cine Olinda, que se encontra fechado há 40 anos; gestão de Lupércio não responde ofícios

O prefeito, por sua vez, enfatizou a relevância do espaço cultural para o município.

“Sabemos a importância de um cinema, principalmente este, que é centenário e, infelizmente, estava parado há 40 anos em um ponto tão estratégico da cidade. Vamos fazer essas obras o mais rápido possível, para que possamos entregá-lo não só aos olindenses, mas a todos os pernambucanos”, afirmou Lupércio.

Participaram da solenidade o secretário estadual de Cultura, Oscar Barreto; o presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Severino Pessoa; o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (CEHAB), Bruno Lisboa; e o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho.

Após parceria firmada entre Governo do Estado e Prefeitura de Olinda para para recuperação e requalificação do Espaço Cultural Cine Olinda, no começo do ano, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, publicou uma nota onde se diz feliz em ver que o local finalmente receberá obras de melhoria, apesar de todas as tentativas feitas pela sua fundação de obter o controle do espaço que está fechado

“Após vários ofícios e busca por tratativas por parte da Fundaj para assumir o Cine Olinda, que encontra-se abandonado há anos, a Prefeitura de Olinda e o Governo do Estado finalmente anunciaram que vão reformar o espaço.Fico feliz pela população olindense, que certamente terá um equipamento cultural à disposição. Iremos acompanhar as obras. E em breve anunciaremos uma outra sala de cinema em Olinda, gerida com a expertise da Fundaj”, disse  o presidente.