08 de dezembro de 2024 às 11:03 - Atualizado às 11:03
Presidente Lula. Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil
Na última quinta-feira, 5 de dezembro, o site Congresso em Foco apresentou a nova versão do Radar do Congresso, uma plataforma que monitora em tempo real a atuação de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
A ferramenta oferece uma análise detalhada sobre o comportamento político dos parlamentares, destacando, entre outros pontos, o índice de governismo – uma métrica que indica a frequência com que os votos de cada deputado ou senador estão alinhados à orientação do governo federal.
Logo em seu lançamento, o Radar identificou 26 deputados federais que, embora pertençam a partidos com cargos na Esplanada dos Ministérios, demonstraram oposição ao governo em mais da metade das votações plenárias em que participaram.
Entre as legendas analisadas, o União Brasil se destacou como o partido com maior número de parlamentares em oposição ao governo, somando 13 deputados. A sigla, que ocupa o terceiro maior número de cadeiras na Câmara, tem entre seus quadros figuras como Rosângela Moro (União-PR), esposa do senador Sergio Moro, conhecido pela condução da operação Lava-Jato, e Kim Kataguiri (União-SP), líder do Movimento Brasil Livre (MBL), ambos historicamente contrários ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Já o PP, que controla o Ministério do Esporte, aparece em segundo lugar, com seis opositores declarados. Entre eles, lideranças da Bancada Ruralista, como Pedro Lupion (PP-PR) e Evair Vieira de Melo (PP-ES), além de Covatti Filho (PP-RS) e Clarissa Tércio (PP-PE), que historicamente têm se posicionado contra pautas defendidas pelos movimentos sociais aliados ao governo.
Os partidos Republicanos, MDB e PSD completam a lista, cada um com dois deputados de perfil opositor. Nessa relação, destacam-se nomes como o ex-ministro da Cidadania no governo Bolsonaro, Osmar Terra (MDB-RS), e Sargento Fahur (PSD-PR), representante da Bancada da Bala.
Delegado Palumbo (SP)
Osmar Terra (RS)
Pezenti (SC)
Clarissa Tércio (PE)
Covatti Filho (RS)
Evair Vieira de Melo (ES)
Pedro Lupion (PR)
Delegado Fabio Costa (AL)
Silvia Cristina (RO)
Danrlei de Deus Hinterholz (RS)
Sargento Fahur (PR)
Messias Donato (ES)
Jorge Goetten (SC)
Alfredo Gaspar (AL)
Coronel Assis (MT)
Dr. Fernando Máximo (RO)
Kim Kataguiri (SP)
Nicoletti (RR)
Rodrigo Valadares (SE)
Rosangela Moro (SP)
David Soares (SP)
Daiany Bittencourt (CE)
Mendonça Filho (PE)
Mauricio Carvalho (RO)
Pastor Diniz (RR)
Coronel Ulysses (AC)
1
2
4
17:05, 13 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
O texto visa aplicar o modelo 4x3, que estabelece quatro dias de trabalho e três dias de folga por semana.
Em um vídeo de quase sete minutos, o deputado lê a decisão do ministro do STF, que solicita mais informações sobre o convite para decidir se libera ou não a ida do ex-presidente para Washington.
A prefeita Aninha da Ferbom afirmou que a decisão é consequência de problemas herdados da administração anterior.
mais notícias
+