02 de fevereiro de 2024 às 17:59
O IBGE divulgou nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, as coordenadas geográficas das espécies de endereços do Censo 2022.
Do total de endereços coletados no Censo, 81,5% (ou 90,6 milhões) eram domicílios particulares e 104,5 mil (ou 0,1%) eram domicílios coletivos.
É possível também observar os tipos de estabelecimentos do país: a maioria deles se enquadrava em outras finalidades, com 11,7 milhões (ou 10,5% do total).
Nesse grupo estão as lojas, por exemplo. Já os estabelecimentos de ensino eram 264,4 mil, os de saúde eram 247,5 mil e os religiosos, 579,8 mil. Por sua vez, as edificações em construção eram 3,5 milhões.
É a primeira vez que o Instituto capta esse dado para todos os domicílios do país.
O resultado de todo esse trabalho integrará o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), a base de endereços usada pelo IBGE não só no Censo Demográfico, mas também em outras pesquisas domiciliares, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).
No Censo 2022, foram registrados 111,1 milhões de coordenadas geográficas para as espécies de endereços identificadas na operação censitária.
Desse total, 109,9 milhões foram validados após a coleta, o que representa 98,9% daquelas vindas do cadastro do Censo originalmente.
As coordenadas geográficas dos endereços foram coletadas pelos mais de 180 mil recenseadores que trabalharam no Censo Demográfico 2022, por meio dos seus dispositivos móveis de coleta (DMC).
Ele conta também como essa coleta de latitude e longitude em campo era utilizada para supervisionar o trabalho do recenseador.
Nas divulgações do CNEFE, os dados são relacionados apenas aos endereços, respeitando o sigilo estatístico.
1
2
4
10:03, 20 Jan
30
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo interlocutores do Palácio do Planalto o alcance da publicação do deputado foi um dos principais fatores da crise que levou à revogação da norma do Fisco.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que também foi convidado para a posse, não poderá comparecer devido a decisões do ministro Alexandre de Moraes (STF).
Na gravação, Otoni de Paula chamou o parlamentar de "Bolsonaro 2.0 turbinado" e alertou sobre a sua suposta detenção.
mais notícias
+