06 de janeiro de 2024 às 11:55
De acordo com informações do site CNN Brasil, comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica levaram ao governo federal um projeto de reajuste salarial para militares.
Os estudos acontecem depois da concessão do governo federal de aumento do salário mínimo para civis.
Segundo a apuração da CNN, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços, Esther Dweck, estão debatendo sobre o assunto.
Mesmo não tendo texto pronto para o projeto, há um consenso entre os envolvidos para um reajuste salarial que gire em torno de 9% – o mesmo concedido aos demais servidores federais.
No entanto, pelas especificidades da carreira militar, os estudos devem levar mais tempo.
Ainda segundo informações da CNN Brasil, caso aprovado, o reajuste só começará a valer, na prática, a partir do próximo ano.
A ideia do projeto é para que todos as patentes - de soldado a general - sejam contempladas com o reajuste.
Para integrantes do governo, é mais do que justo um aumento salarial para militares, para haver um equilíbrio entre eles e os civis.
Outra coisa é que o aumento é uma forma de mostrar que a relação do governo com os quartéis está apaziguada.
O reajuste também é visto de maneira boa, pois resolveria um problema gerado pela reestruturação da carreira militar, aprovada em 2019.
A reestruturação em questão afetou praças e suboficiais, tendo em vista que que o aumento passou a ser aplicado em cima de gratificações por qualificação ou chefia, algo que, na maioria das vezes, não acontece para estas patentes.
2
3
07:27, 21 Mar
30
°c
Fonte: OpenWeather
Agora, o texto deve ser analisado, ainda nesta quinta-feira (20), pelos plenários da Câmara e do Senado em sessão conjunta.
A decisão gerou repercussão entre parlamentares e organizações que defendem os direitos das pessoas afetadas pela microcefalia.
O indivíduo pode responder pelo crime de porte ilegal de munição, que tem pena prevista de dois a quatro anos e multa.
mais notícias
+