Pernambuco, 17 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

FIES: 162 mil pessoas RENEGOCIARAM DÍVIDAS em dois meses

06 de janeiro de 2024 às 20:57

“Desenrola do Fies” já permitiu a 162,6 mil pessoas a oportunidade de regularizarem suas dívidas junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A sanção da Lei n. 14.719/2023 permitiu que brasileiros e brasileiras — com débitos em contratos celebrados até 2017 e com inadimplência em 30 de junho de 2023 no Fies — renegociassem suas dívidas com descontos de até 99% no valor consolidado da dívida e de até 100% de desconto nos juros.

As renegociações começaram em 7 de novembro de 2023. Após quase dois meses de lançamento do programa, mais de R$ 300 milhões já foram restituídos aos cofres públicos, referentes a R$ 7,1 bilhões de dívidas renegociadas.

O balanço é de 3 de janeiro de 2024, a partir de dados coletados pelo Ministério da Educação (MEC), via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), junto aos agentes financeiros.

Renegociação

O Desenrola do Fies é um esforço do governo federal, por meio do MEC e do FNDE, para que estudantes possam regularizar a situação de inadimplência e organizar seu futuro financeiro.

Veja Também

As condições de renegociação estão pautadas na Lei n. 14.719/2023, sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de novembro, além de regulamentada pela Resolução n. 55, de 6 de novembro de 2023, na qual estão dispostos os critérios para a renegociação das dívidas.

O estudante com dívidas no Fies deve solicitar a renegociação até 31 de maio de 2024 junto ao agente financeiro com o qual tem contrato.

O programa oferta descontos de até 99% no valor consolidado da dívida e até 100% de abatimento nos juros.

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) estão recebendo demandas de renegociação desde o dia 7 de novembro de 2023, por meio de canais distintos.

Canais de atendimento

Em caso de dúvidas, os interessados podem procurar diretamente o agente financeiro com o qual têm contrato. O MEC e o FNDE também têm canais de atendimento disponíveis para a população.

MEC e FNDE

  • Acesse o portal Fale Conosco.
  • Entre em contato pelo telefone 0800 616161.

Caixa Econômica Federal

  • Acesse o aplicativo da Caixa no seu celular.
  • Entre em contato pelo WhatsApp no número 0800 104 0 104.
  • Ligações podem ser feitas pelos números 4004 0 104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (para as demais regiões do país).

Banco do Brasil

  • Utilize o aplicativo BB no celular.
  • Entre em contato pelo WhatsApp no número 61 4004 0001.
  • Ligue para a Central de Atendimento BB pelo número 0800 729 0001.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma ação do governo federal destinada a financiar a graduação de estudantes matriculados em cursos presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos de avaliação conduzidos pelo Ministério da Educação.

O Fies é destinado prioritariamente a estudantes que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil, vedada a concessão de novo financiamento a estudante inadimplente com o Fies ou com o Programa de Crédito Educativo.

O estudante interessado em obter financiamento para o curso superior deve atender, preliminarmente, aos seguintes requisitos:

  1. ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero); e
  2. ter sido selecionado no processo seletivo do Fies conduzido pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, com informações disponíveis em https://acessounico.mec.gov.br/

O próprio candidato deve certificar-se de que cumpre aos requisitos estabelecidos para concorrer ao financiamento, observadas as regras previstas no edital de cada processo seletivo.

Ministério da Educação

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:38, 17 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Ministro da Educação, Camilo Santana e o presidente Lula
Educação

Isenção do IR para professores: governo avalia limites e aponta que 65% já serão beneficiados

O Projeto de Lei 165/2022 propõe ampliar a isenção para todos os profissionais do magistério da educação infantil ao ensino superior em exercício.

"batismo de mangueira", realizada para celebrar a aposentadoria ou promoção de um bombeiro
Benefício

Militares inativos da PM e Bombeiros podem ter contribuição previdenciária reduzida; SAIBA MAIS

A medida busca reduzir os descontos sobre os proventos de aposentados e pensionistas, que atualmente incidem de forma integral sobre os vencimentos.

Carros de luxo apreendidos nas operações.
Alerta

Projeto de Lei Antifacção preocupa especialistas ao propor fim do perdimento de bens

Instituto Combustível Legal alerta que proposta em análise no congresso elimina instrumento fundamental usado pela Receita Federal.

mais notícias

+

Newsletter