O Departamento Intersindical De Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou nesta quinta-feira, 27 de junho, a lista dos 100 “Cabeças” no Congresso Nacional.

Continua após a publicidade:

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que se diferenciam dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas neste levantamento, cuja edição completa 31 anos.

Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo, se destacam, na visão do DIAP, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.

📲 Entre no nosso grupo de Telegram e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Enfim, é o parlamentar que, isoladamente, ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo — o processo legislativo.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares — deputados e senadores —, que estão (ou estavam) no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, que considera o desempenho parlamentar desde a posse, especialmente o 1º trimestre de 2024.

Diversos parlamentares pernambucanos aparecem nesta lista. Confira abaixo a relação:

  • Deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE)
  • Deputado Felipe Carreras (PSB-PE)
  • Deputado Fernando Coelho Filho (União Brasil-PE)
  • Senador Humberto Costa (PT-PE)
  • Deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE)
  • Deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
  • Deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE)

Além dos 100 “Cabeças”, desde a 7ª edição da série, o DIAP divulga levantamento, que inclui na publicação anexo, com outros — mais — 50 parlamentares.

Continua após a publicidade:

São os deputados e senadores, que na compreensão do DIAP, estão em “ascensão”, e que, mesmo não fazendo parte do seleto grupo dos 100 mais influentes, têm recebido missões partidárias, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Os parlamentares pernambucanos que aparecem nesta lista são:

  • Deputado Lucas Ramos (PSB-PE)
  • Deputado Pedro Campos (PSB-PE)

Confira a lista de congressistas completa abaixo: