Iniciativa

Belo Jardim promove o 1º Campeonato de Robótica com financiamento da FACEPE

Com o intuito de estimular a aprendizagem por meio de projetos que envolvem robótica e computação, cerca de 600 estudantes de universidades e escolas públicas e privadas de Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó participaram, na última quarta-feira, 7 de junho, do 1º Campeonato de Robótica de Belo Jardim, o BJ Bots Cup, promovido pelo Instituto Conceição Moura em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O mutirão de atividades, que aconteceu no ginásio do Intituto Federal de Pernambuco de Belo Jardim, nasceu do projeto intitulado “Capacitação em Robótica Baseada no Desenvolvimento de Projetos”, aprovado no Programa de Extensão Tecnológica (PET) da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE).

O Diretor de Políticas de CT&I e Competitividade da Secti, César Andrade, exalta a importância da educação e da ciência para transformar realidades.

“Entre outros aspectos, o PET tem sido um importante alicerce na difusão da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para mudanças na estrutura produtiva e social do estado de Pernambuco. Com ações como esta, estudantes deixam de ser meros usuários de tecnologia e se tornam protagonistas da robótica mundial”, pontuou o gestor.

Leia mais:
>>> SÃO JOÃO 2023 DE BELO JARDIM: Petrúcio Amorim é uma das atrações do festejo; CONFIRA PROGRAMAÇÃO

“Esse projeto foi aprovado na segunda rodada do PET, e a primeira etapa do projeto foi uma capacitação em robótica. Durante as aulas, os alunos desenvolveram habilidades em eletrônica, programação e algumas ferramentas como de corte, impressoras 3D e outras. Eles aprenderam a utilizar essas ferramentas para desenvolver um projeto de final de curso. Ao final, os alunos com maiores pontuações desenvolveram máquinas para concorrer nessa competição”, explicou o coordenador do projeto, André Barbosa.

Seguindo os moldes do Torneio Juvenil de Robótica, 15 equipes concorreram em três modalidades (“Cabo de Guerra”, “Sumô” e “Resgate ao Plano”). Cerca de 75 jovens construíram seus próprios robôs para participar do campeonato.

Da redação do Portal com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco