Pernambuco, 18 de Abril de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Alexandre de Moraes critica Big Techs e ironiza: "Não sou comunista, não é possível que acreditem"

O ministro do STF tem sido alvo de críticas por decisões relacionadas às redes sociais.

13 de março de 2025 às 14:32   - Atualizado às 14:43

Ministro Alexandre de Moraes

Ministro Alexandre de Moraes Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes voltou a criticar a atuação das bigtechs na última terça-feira, 11, durante aula magna na Fundação Getulio Vargas (FGV), em Brasília. Segundo o magistrado, as gigantes da tecnologia "querem lucrar" sem assumir responsabilidade.

"Essas empresas perceberam que a União Europeia aprovou leis que os outros países vão aprovar. E a regulamentação vai começar. Esse é um perigo que venho alertando. Por enquanto, nós conseguimos manter nossa soberania, nossa jurisdição", afirmou o ministro.

Moraes tem sido alvo de críticas por decisões relacionadas às redes sociais. O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos chegou a intimar oito big techs para discutir a suposta "censura" imposta por governos estrangeiros. O presidente do comitê, Jim Jordan, citou diretamente Moraes, acusando-o de emitir ordens "secretas e arbitrárias" para obrigar empresas norte-americanas a removerem conteúdo sob ameaça de multas e banimento do Brasil. O comitê ainda aprovou um projeto de lei para barrar a entrada do ministro nos EUA.

Durante sua fala, Moraes reforçou que as plataformas digitais não são imparciais. "Nós não precisaríamos de uma lei específica, basta aplicar a que já temos. Não podemos acreditar que as big techs são neutras. Elas têm lado, posição econômica, ideológica, política e religiosa", disse.

Ele também acusou as empresas de promoverem uma "lavagem cerebral" na população e de "falsear os fatos". No mês passado, em uma aula magna na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), já havia criticado as plataformas, afirmando que "não são enviadas por Deus".

Em tom descontraído, Moraes ironizou as acusações de que seria comunista. "A mentalidade das big techs retornou ao mercantilismo da Companhia das Índias Orientais, de 1600, abandonou qualquer pudor capitalista. E, diferentemente do que dizem, não sou comunista. Não é possível que acreditem nisso", disse.

Moraes já protagonizou outros momentos de descontração sobre o assunto. No ano passado, ele fez um comentário durante um julgamento sobre como funcionam os algoritmos da plataforma.

"Falei que queria comprar um carro vermelho e nunca mais parei de receber propaganda. Obviamente, em virtude do meu comunismo, eu só consulto carro vermelho, gravata vermelha. Terno vermelho é meio cafona. Então, esse não", brincou.

Estadão Conteúdo.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

16:58, 18 Abr

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bolsonaro internado na UTI.
Atualização

Bolsonaro permanece na UTI e ainda não tem previsão de alta, diz novo boletim

O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de 12 horas no último domingo, 13 de abril.

Jair Bolsonaro e Anderson Ferreira.
Crítica

Anderson Ferreira: "A democracia não se fortalece com vingança e punições"

Para o presidente do PL em Pernambuco, o governo Lula  tem adotado posturas que estimulam a divisão, em vez de promover a união dos brasileiros.

Prefeito de Ipojuca, Carlos Santana.
Professores

"Ipojuca lidera o ranking de valorização da educação em Pernambuco", diz prefeito após reajuste

De acordo com Carlos Santana, o município deu o maior aumento salarial do estado em 2025.

mais notícias

+

Newsletter