Como um dos gestores municipais que marcou presença no 6º Congresso Pernambucano de Municípios, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, afirmou que “nenhuma prefeitura consegue fechar os números”, se referindo às previsões de perda de arrecadação tanto no Fundo de Participação dos Municípios como em outras entradas de receitas.

“Muito difícil. A gente sabe que grande parte das cidades no Brasil vivem muito do FPM, de ICMS. Houve uma perda muito grande (…) e isso impacta no financeiro que nenhuma prefeitura consegue fechar os números e isso é muito prejudicial para a prestação de serviços”, pontuou.

O gestor parabenizou a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) pela realização do evento que considerou um “sucesso”.

“É muito importante também parabenizar a Márcia [Conrado] e todos que fazem a Amupe, pelo sucesso desse evento, como foi importante e também uma pauta ampla, várias palestras de muita importância tanto pra o gestor como para os secretários e todos. A gente fica muito feliz”, disse.

Veja o vídeo:

https://www.instagram.com/reel/CwlcD4jNB_Y/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Leia também:
>>> Prefeito Wellington Maciel visita etapa final do calçamento da Rua dos Canos, em Arcoverde

Encerramento do Congressso da Amupe

Desde a segunda (28) até esta quarta (30), último dia do evento, cerca de 6 mil pessoas participaram do 6º Congresso Pernambucano de Municípios, de acordo com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Também nesta quarta, o ator, diretor e escritor Miguel Falabella esteve presente palestrando sob o tema “Reinventando o presente”.

Na ocasião a presidente da Amupe, Márcia Conrado, destacou que mais de 85% dos prefeitos do estado aderiram a mobilização marcada para hoje, chamada por ela de “Dia D”.

A iniciativa que acontece em todo o Nordeste, quer chamar a atenção para a queda nas receitas provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que, segundo a Amupe, compromete a manutenção de serviços à população.