Inspeção

Inmetro apreende mais de 92 mil produtos irregulares em dois meses de operação

Em oito semanas, o Plano Nacional de Vigilância de Mercado, do Inmetro, identificou mais de 92 mil produtos irregulares.

A operação foi deflagrada para coibir a comercialização de produtos irregulares no mercado formal, e conta com o apoio das superintendências do Instituto no Rio Grande do Sul e em Goiás e também e dos 24 órgãos delegados nos estados, chamados de Ipem, Instituto de Pesos e Medidas.

Leia também:
>>>PROCONS iniciam mutirão para FISCALIZAR postos de combustíveis e GARANTIR queda nos preços

Foram verificados, desde 11 abril, 2 milhões e 600 mil produtos. A fiscalização continua até 30 de junho, com foco em 13 produtos, sendo um por semana.

Em dois meses, foram verificadas balanças comerciais, kits de Gás Natural Veicular, capacetes de ciclomotores, bombas de combustíveis, componentes cerâmicos de alvenaria, máquinas de lavar roupa, refrigeradores, cronotacógrafos e brinquedos.

O maior percentual de irregularidades foi encontrado nos cronotacógrafos, que são aparelhos para medir a velocidade e a distância percorrida pelos veículos, também nas balanças comerciais. Já o menor índice de irregularidade é dos capacetes, kits de gás natural veicular e eletrodomésticos.

Agência Brasil