Situação

Mais de 80 CRIANÇAS esperam por VAGAS de UTIs pediátricas em Pernambuco

Mais de 80 crianças estavam na lista de espera por uma vaga nas Unidades de Terapia Intensiva da rede pública de saúde de Pernambuco, nessa segunda-feira, 8 de maio.

Os dados são da Central de Regulação de Leitos da Secretaria de Saúde do estado. Dessas, segundo a Promotoria estadual de Saúde, 77 crianças com complicações da Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Eleonora Marise Rodrigues, Promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, disse que desde janeiro vem cobrando da Secretaria Estadual de Saúde uma expansão do número de leitos. Destacou ainda que além da criação de leitos, é necessário sanar o déficit do quadro de especialistas que possam compor as escalas de trabalho.

Leia também:
>>>Raquel Lyra inaugura NOVOS LEITOS pediátricos no Hospital Otávio de Freitas

A Promotoria de Saúde reforçou que outros pontos são importantes para contornar esse cenário causado pelo aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no público infantil, entre eles: a conscientização dos pais sobre a importância da vacinação; e que estado e municípios não deixem para contratar profissionais apenas diante do aumento da demanda.

Entramos em contato com a Secretaria Estadual de Saúde do Pernambuco para saber sobre as questões apontadas pela promotoria, mas não tivemos resposta.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Brasil