Assistência

Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa completa dois anos e conquista marca de 87 mil consultas, 718 mil exames e 10 mil procedimentos cirúrgicos

Primeira unidade hospitalar pública do Norte-Nordeste voltada à população a partir de 60 anos, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), ligado à Prefeitura do Recife, chega, neste sábado, 1 de setembro, ao marco de dois anos de funcionamento. Símbolo do cuidado, da atenção e do respeito à pessoa idosa, durante esse tempo o HECPI já realizou mais de 87 mil consultas, cerca de 718 mil exames e 10 mil procedimentos cirúrgicos.

Para comemorar a data, quando também é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, a unidade participou nesta sexta-feira (30), do evento “Vivas para a Velhice”, realizado pela Prefeitura do Recife e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Na ocasião, das 8h às 13h, os profissionais do HCPI esclareceram dúvidas do público sobre os atendimentos da unidade. A feira aconteceu no bloco G da Unicap.

Leia também:
>>>Hospital Agamenon Magalhães ganha novo laboratório de Hemodinâmica e R$ 3 milhões foram investidos pelo Governo do Estado

Durante o seu primeiro ano de funcionamento, o HECPI se dividiu entre a Operação covid-19 e os atendimentos ambulatoriais à população recifense. Neste ano, de janeiro a abril deste ano, durante a epidemia de influenza e aumento dos casos do novo coronavírus, a unidade também disponibilizou sua estrutura para atender mais de 300 pacientes nos seus 72 leitos, entre terapia intensiva e enfermaria, e ampliou seu quadro de recursos humanos.

Após a queda dos indicadores das doenças, a unidade de saúde voltou ao perfil de assistência de origem, com seus leitos totalmente dedicados ao internamento não-covid, reforçando à assistência aos idosos recifenses. Mesmo durante o período em que os leitos do HECPI foram dedicados exclusivamente para atendimento de pacientes com srag, o ambulatório e o Serviço de Apoio e Diagnóstico da unidade seguiram com suas atividades normais.

O ambulatório da unidade tem capacidade para oito mil consultas mensais e oferta desde atendimento com geriatra, cardiologista, pneumologista, psiquiatra até fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional. O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, com capacidade para cerca de 30 mil exames por mês, dentre eles, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroencefalograma, holter, MAPA, ecocardiograma e eletrocardiograma.

Em integração com a Direção de Ensino e Pesquisa, a Coordenação de Atenção Psicossocial e a Secretaria de Segurança Cidadã, o HECPI se tornou a primeira unidade a receber o Ponto de Leitura, do programa Recife Cidade Leitora, voltado para democratização do acesso ao livro. O local conta com mais de 500 livros, revistas, livros terapêuticos de colorir e jogos para trazer bem-estar aos usuários do equipamento.

Novos leitos

Já em agosto deste ano, através do Recife Cuida, o hospital inaugurou oito leitos de enfermaria dedicados exclusivamente a cuidados paliativos para pacientes acima dos 60 anos diagnosticados com doenças que não têm mais cura. Ainda no mês, o HECPI realizou o I Simpósio sobre Cuidados Paliativos, evento que foi aberto ao público e teve inscrições esgotadas nas primeiras horas.

“São dois anos de muitos desafios e conquistas alcançadas. Neste período, estivemos na linha de frente contra a covid-19, atendendo mais de mil pacientes, e também montamos a Operação srag, de janeiro a abril deste ano. Com a volta do perfil assistencial original, a unidade fortalece a sua missão de prestar assistência em saúde, com atendimento humanizado, de qualidade e com segurança para a população recifense idosa”, celebra a diretora geral da unidade, Roberta Monteiro.

HECPI

O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa foi inaugurado em 1º de outubro de 2020, e conta com uma estrutura com mais de 8 mil m² de área construída no bairro da Estância, Zona Oeste da capital. Conta, ao todo, com 72 leitos, sendo 62 na enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para atendimentos de média e alta complexidade. Já o Bloco Cirúrgico possui quatro salas de cirurgia e cinco leitos para recuperação pós-anestésica.

A unidade municipal também tem centro diagnóstico e ambulatório com 13 consultórios para consultas com médicos clínicos, geriatra, cardiologista, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo; a maioria especializada em saúde da pessoa idosa. Há também salas de curativo e de exames laboratoriais, além de laboratório, farmácia e praça de alimentação.

Na área de Apoio Diagnóstico, a unidade realiza exames de imagem, como raio-x, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética; exames do coração, como holter, ecocardiograma, eletrocardiograma, exames neurológicos, como eletroencefalograma, além de punção e biópsia. Também oferta cirurgias geral, vascular e urológica; atendimentos com neurologista, urologista, proctologista, entre outros. Atualmente, conta com cerca de 500 funcionários.