Oportunidade

Secretaria de Educação de Pernambuco abre inscrição para concurso público com 596 vagas; saiba valor e como participar

As inscrições das vagas do concurso para Analista em Gestão Educacional e Assistente Administrativo Educacional da Secretaria Estadual de Educação foram abertas nesta terça-feira, 9 de agosto.

A banca organizadora é a Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e o cadastramento dos interessados ocorre pela página da instituição, até as 18h dia 2 de setembro. As provas acontecerão de forma descentralizada no dia 09 de outubro.

Leia também:
>>>Edital de concurso público com 596 vagas da Secretaria de Educação divulga data para início das inscrições; saiba quando

Para concorrer a uma das 96 vagas de Assistente Administrativo Educacional, o candidato deverá ter o Ensino Médio completo.

Já as vagas de Analistas estão distribuídas assim:

  • Administração, Arquitetura, Ciências Sociais, Economia, Engenharia, Fisioterapia, Informática, Relações Públicas, Sociologia – 106
  • Ciências Contábeis – 51
  • Direito – 51
  • Pedagogia – 117
  • Nutrição – 36
  • Serviço Social – 17
  • Psicologia – 95
  • Biblioteconomia – 10
  • Fonoaudiologia – 17

O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, contando a partir da data da publicação do resultado.

A taxa de inscrição é de R$ 130 para os cargos de analista e de R$ 90 para assistente. O pagamento pode ser realizado até 6 de setembro.

O secretário Marcelo Barros afirmou que está trabalhando na publicação do terceiro e último edital, que trará vagas para Professor do Conservatório Pernambucano de Música, da Educação Profissional e da Educação Especial.

Seleção e prova – Secretaria de Educação

A seleção dos candidatos a analista em gestão educacional, segundo o edital, é dividida em provas objetiva, discursiva e de avaliação de títulos. A escolha dos assistentes administrativos é composta por duas provas objetivas, sendo uma de conhecimentos gerais e outra de específicos.

A data da divulgação do resultado do certame ainda deve ser definida, de acordo com o edital.

Segundo o edital, as vagas estão distribuídas entre as diferentes gerências regionais de educação (Geres), espalhadas pelo estado. O detalhamento das vagas para cada região e as exigências específicas de cada cargo podem ser consultados no edital.

Segundo a organizadora do certame, as duas primeiras etapas e a avaliação biopsicossocial, para os candidatos que se declararem pessoas com deficiência, devem ser realizadas em Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Limoeiro, Nazaré da Mata, Palmares, Petrolina, Recife, Salgueiro e Vitória de Santo Antão.

Para dúvidas, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 8h às 19h, pelo telefone (61) 3448 0100.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do G1