Dados

Pesquisa do Instituto Gerp mostra Bolsonaro e Lula empatados com 38% na disputa da Presidência; veja levantamento completo

Pesquisa dos Instituto Gerp, divulgada na sexta-feira, 5 de agosto, aponta que o Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecem empatados na corrida pela Presidência da República: ambos têm 38% nas intenções de votos, na amostra estimulada.

O candidato do PL e o petista oscilaram na margem de erro: 2,18 pontos percentuais para mais ou menos, em relação à pesquisa do instituto em junho. Na ocasião, Lula tinha 39% e Bolsonaro, 37%.

Em terceiro lugar, aparece Ciro Gomes (PDT) com 10% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) vem logo depois com 3%. Os outros candidatos não somam 1%.

A pesquisa ouviu 2.098 pessoas de 1º a 5 de agosto e foi registrada no TSE sob o número BR – 009327/2022.

O levantamento espontâneo, quando o eleitor fala o nome de sua preferência sem que os candidatos sejam apresentados, não foi divulgado.

Leia mais:
>>> Nova rodada de pesquisas para o Governo de Pernambuco serão divulgadas entre os dias 8 e 10 de agosto

Pesquisa Quaest

Pesquisa Genial/Quaest para as eleições presidenciais de 2022, divulgada no dia 3 de agosto, traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 5%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%.

Seis nomes incluídos na pesquisa não pontuaram: Felipe d’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). Bivar desistiu da disputa no último domingo (31).

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A proporção dos indecisos também é de 6%.

Levando em consideração somente os votos válidos — o que exclui brancos e nulos–, Lula teria 51% e poderia vencer no primeiro turno, marcado para 2 de outubro, na margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Duas mil pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 28 e 31 de julho. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

Da redação do Portal com informações do Metrópoles