Acatado

Câmara dos Deputados aprova convite a Marcos Valério para explicar sobre relação entre o PT e PCC

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 3 de agosto, o requerimento de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para que o empresário e publicitário Marcos Valério detalhe o teor das revelações feita à Polícia Federal, em delação premiada homologada pelo ex-ministro do STF, Celso de Mello, sobre as relações entre o Primeiro Comando da Capital (PPC) e o Partido dos Trabalhadores (PT).

Para o deputado, “são denúncias gravíssimas sobre o envolvimento do crime organizado transnacional na política brasileira, com impactos diretos à soberania nacional e à integridade territorial do país”. Requerimento semelhante, foi aprovado em julho, pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

De acordo com o parlamentar, “no depoimento à Polícia Federal, Valério confirmou que o PT lavava dinheiro para o PCC. Esse grupo criminoso também estaria envolvido com o assassinato do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, que teria descoberto o esquema. O PCC é uma organização criminosa transnacional, com presença comprovada no Paraguai, Bolívia e Venezuela, além de possuir vínculos com organizações criminosas da Colômbia”, explicou.

Ele lembrou, ainda, que 80% das drogas produzidas na Bolívia, Colômbia e Peru cruzam o território nacional. Além disso, as organizações criminosas tiram proveito dos quase 17 mil km de fronteiras que o Brasil possui com dez países.

“Essas drogas passam por essas organizações criminosas e, conforme Valério, financiavam as campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores”, concluiu.

Leia mais:
>>> Vídeo: Em depoimento à Polícia Federal, Marcos Valério delata eventual relação do PT com o PCC

Pedido de CPI

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) protocolou no dia 4 de julho, na Câmara dos Deputados, um requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar supostas relações que existiriam entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

O pedido do deputado foi protocolado três dias após a publicação de uma reportagem da revista Veja que narra uma delação feita por Marcos Valério, um dos principais personagens do esquema do Mensalão. De acordo com o delator, existiria uma relação próxima entre o PT e a facção criminosa PCC.

A reportagem traz os detalhes ditos por Valério aos investigadores. Entre eles estaria uma suposta chantagem feita por um empresário de transportes contra Lula. De acordo com ele, o ex-presidente seria ameaçado por Ronan Maria Pinto, empresário do ramo dos transportes, a não revelar um esquema de arrecadação ilegal para financiar petistas.

Agência Câmara de Notícias