Apoios

Confira quais são as alianças partidárias na corrida pelo governo de Pernambuco nas eleições deste ano

As convenções partidárias que oficializam os nomes dos candidatos ao governo de Pernambuco encerram nesta sexta-feira, 5 de agosto. Com o fim das coligações nas candidaturas proporcionais, cada partido tem que montar a própria chapa, porém, para a majoritária são mantidas as alianças entre os partidos.

Veja também:
>>>Marília lidera com mais que o dobro para o segundo lugar que surge com Raquel e Anderson empatados tecnicamente, revela pesquisa Simplex/CBN

Danilo Cabral 

O nome apresentado pela Frente Popular foi o do deputado federal Danilo Cabral, do PSB. Os demais partidos que fazem parte da grupo são o PT, Republicanos, Progressistas, PCdoB, Partido Verde, PDT, MDB e Pros. A Frente então soma o maior número de partidos, totalizando nove siglas.

Marília Arraes 

Por sua vez, a deputada federal Marília Arraes, do Solidariedade, conta com o apoio do PSD, Avante e Agir36. Somando então um total de quatro partidos.

Raquel Lyra 

A ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, do PSDB, tem o apoio também do Cidadania, somando dois apoios a sua candidatura.

Os demais pré-candidatos formaram uma chapa puro-sangue, são eles: Miguel Coelho (União Brasil), Anderson Ferreira (PL),  Cláudia Ribeiro (PSTU), Esteves Jacinto (PRTB), Jadilson Bombeiro (PMB), Jones Manuel (PCB), João Arnaldo (PSOL), Wellington Carneiro (PTB) e Ubiracy Olímpio (PCO).

Pesquisa  

Pesquisa Simplex/CBN sobre as intenções de voto para o Governo de Pernambuco divulgada na segunda-feira, 1º de agosto, aponta a candidata Marília Arraes (Solidariedade) à frente, com 23,5%. A seguir, aparece Raquel Lyra (PSDB), com 10,7% empatada quase numericamente com Anderson Ferreira (PL) que tem 10,2% .

O candidato do União Brasil, Miguel Coelho, teve na sondagem 5,3%, seguido de Danilo Cabral (PSB), que apareceu com 4,9%. Raquel, Anderson Miguel e Danilo estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, que é de 3,1%.

Os candidatos Esteves Jacinto (PRTB), Jonas Manoel (PCB) e João Arnaldo (PSOL) não chegaram a 1%. Outros 2,6% não responderam a pesquisa.

Indecisos

Segundo a Simplex, 30% do eleitorado pernambucano ainda está indeciso. Outros 11,6% optaram por brancos/nulos.

A pesquisa foi registrada no TSE sob o código PE- 06161/2022, e foi realizada por telefone entre os dias 18 a 22 de julho. Foram realizadas 1.067 entrevistas nesse período.