Declaração

Bolsonaro afirma que vai utilizar Forças Armadas para tentar impor eleições transparentes no Brasil

Nesta quinta-feira, 4 de julho, o presidente Jair Bolsonaro participou de uma reunião com integrantes da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil e voltou a falar sobre as eleições. Ele disparou críticas contras as pesquisas eleitorais e disse que busca “impor”, por meio das Forças Armadas, eleições transparentes no país.

“Três do TSE acreditam piamente nas pesquisas do Datafolha. Não quero me alongar muito sobre isso. Estou fazendo minha parte no tocante a isso, buscando impor, via Forças Armadas, que foram convidadas, a nós termos eleições transparentes”, ressaltou.

Leia também:
>>>Bolsonaro afirma que militares propuseram ao TSE filmar voto de eleitores nas eleições

Ele, então, voltou a lembrar que outros cargos também seriam afetados caso acontecesse “algo errado”.

“Porque, se houver algo de errado, não é só para mim. Vai ser para deputado, senador, governador”, destacou.

Voto filmado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou uma das propostas que ele considera “mais importantes” feitas pelas Forças Armadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação a mudanças no sistema de votos.

Segundo o chefe do Executivo, os militares solicitaram que a votação de alguns eleitores passe a ser gravada em vídeo a fim de que os resultados sejam comparados no momento da apuração final. Bolsonaro explicou que as urnas seriam escolhidas de forma aleatória, e que os eleitores que se voluntariassem seriam gravados.

Podemos pegar seiscentas urnas e checar nesse dia. São quase quinhentas mil no Brasil. É uma boa amostragem. E como é que é feito esse teste? As pessoas vão votando e sabendo que estão sendo filmadas. “Olha, você vai ser filmado agora. Você quer votar aqui aleatoriamente em quem você quiser, independente da sua vontade, né?” assinalou, durante entrevista à rádio Gaíba, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Segundo o presidente, após as votações, os militares fariam uma checagem.

No final do dia, com esse filme pronto, você vê quem essa pessoa digitou. “Ah, foi tantos votos no Onyx Lorenzoni”, por exemplo. Então vai ter que aparecer tanto pro Onyx, tanto para um deputado federal, tanto para um deputado estadual… Sem problema nenhum. Porque se tiver uma um programa malicioso, você vai plotar, completou.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Pleno News.