A festa em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, chegou a 326 edições no ano em que se comemora o centenário da Basílica do Carmo. No sábado, 16 de julho, dia dedicado à santa, houve o encerramento de 11 dias de celebração religiosa, com missas realizadas ao longo de todo o dia dentro da basílica e no claustro da igreja.
A celebração religiosa reuniu muitas pessoas vindas de vários locais, que aguardavam a procissão à tarde, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo saiu da igreja da Ordem Terceira do Carmo, ao lado da basílica, e passa pelas ruas do Centro do Recife. A imagem é a mesma que, em 1951, percorreu templos católicos em todo o Brasil nas comemorações dos 700 anos do escapulário.
Em 2022, o tema da festividade é “Ave, Virgem do Carmo, Mãe e Imagem da Igreja, Teu povo em festa celebra o Pão da Vida!” e o lema, “Todos eles perseveravam unânimes na oração, juntamente com Maria, Mãe de Jesus”. A temática faz referência ao 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife em novembro.
Em meio a toda essa importante e rica história da igreja católica, religião com maior número de fiéis no Brasil, este público também predomina no eleitorado em Pernambuco. De acordo com o último levantamento do IBGE de 2012, cerca de 5.834.601 pernambucanos afirmaram seguir o catolicismo, o que representa 66% da população local.
Diferente do evangélico, os líderes religiosos da igreja católica não declaram suas preferências políticas publicamente e muitas das vezes isso requer um maior empenho do postulante a conquista do voto deste público.
Em importante data para os católicos, em especial os recifenses, o Dia de Nossa Senhora do Carmo, reúne uma multidão e este momento serve para observar quais dos pré-candidatos ao governo de Pernambuco demonstram respeito pela crença, mesmo que não seja a de sua escolha – afinal governante deve governar para o povo e não para uma religião – e assim também se fazer presente como forma de respeito.
Levando em consideração dos 11 pré-candidatos que já se colocaram oficialmente para a disputa do Palácio do Campo das Princesas em outubro deste ano, apenas três registram do forma pública que estiveram no local da festa acompanhando as missas tanto campal como na basílica.
Leia também:
>>> Dia de Nossa Senhora do Carmo volta a reunir os pernambucanos em homenagem à padroeira do Recife
Marília Arraes (Solidariedade)
A deputada federal que lidera todos os cenários das pesquisas apresentadas até o momento, postou nas redes sociais um pedido de intercessão para todos os corações aflitos da terra. Marília esteve acompanhada de André de Paula (PSD), pré-candidato de sua chapa ao Senado da República. Sebastião Oliveira (Avante), nome escolhido na majoritária como pré-candidato a vice-governador, não estava com eles.
“Minha santa padroeira, rogai por nós. Que a senhora possa trazer mais paz e conforto aos corações aflitos da nossa terra. Viva Nossa Senhora do Carmo!
Raquel Lyra (PSDB)
A ex-prefeita de Caruaru publicou em suas plataformas digitais um pedido de benção para Pernambuco. A tucana que aparece em segundo lugar nos levantamentos feitos até esta data, estava acompanhada do deputado federal Daniel Coelho (Cidadania). Ela ainda não definiu os outros dois componentes para concorrer no senado e como vice-governador e assim formar a majoritária.
Raquel até trabalhou a semiótica e abriu mão do roxo usado predominantemente em sua pré-campanha e aderiu ao amarelo que prevalece entre os devotos de Nossa Senhora do Carmo.
“Como é bom ver o centro do Recife lotado pra homenagear Nossa Senhora do Carmo, a padroeira da cidade. Que Nossa Senhora abençoe Pernambuco” escreveu Raquel.
Miguel Coelho (União Brasil)
O ex-prefeito de Petrolina foi o único homem dos nomes que disputam como pré-candidato ao governo do Estado que esteve presente na festa da Padroeira do Recife. Ele compartilhou nas redes sociais que agradeceu e pediu a Deus coragem para seguir em frente. Miguel esteve acompanhado da sua pré-candidata a vice-governadora Alessandra Vieira e do ex-ministro da Educação e pré-candidato a deputado federal Mendonça Filho. As pesquisas mostram o ex-gestor municipal oscilando entre o terceiro e quarto lugar.
“A fé é o que nos dá força para vencer os desafios da vida. Sou cristão e hoje tive a alegria acompanhar a procissão de Nossa Senhora do Carmo, no Recife. Um momento de oração, de reflexão e agradecimento, de pedir a Deus proteção e coragem para seguir em frente. Que Ele e nossa Senhora abençoem a todos” escreveu.
Todos os demais nomes apresentados para o pleito não estiveram presente (veja relação abaixo) no sábado (14) último dia da festividade que finalmente, depois de dois anos sem a participação dos fiéis devido a pandemia de Covid-19, voltou a contar com a presença dos devotos e admiradores da Mãe do Carmelo.
Anderson Ferreira (PL)
Danilo Cabral (PSB)
Cláudia Ribeiro (PSTU)
Esteves Jacinto (PRTB)
Jadilson Bombeiro (PMB)
João Arnaldo (PSOL)
Jones Manoel (PCB)
Wellington Carneiro (PTB)
Desta relação, três são publicamente declarados como cristãos evangélicos e os demais não apontam uma preferência religiosa.
Governador e prefeito do Recife
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, João Campos, ambos do PSB, prestigiaram neste sábado, 16 de julho, a missa das 7h, conduzida pelo Reitor da Basílica, Frei Rosenildo Alexandre, para agradecer à Santa e pedir bênçãos aos recifenses.
209