Repercussão

Perfil de Lula mostra foto com pessoas duplicadas durante participação do ex-presidente em Dia da Independência da Bahia, neste sábado (2)

O perfil do Twitter do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) mostra uma foto nas ruas de Salvador (BA), neste sábado, 2 de julho, que gerou grande polêmica. Internautas identificaram e denunciaram a possibilidade de montagens (adulteração digital feita por programa de computador) de figuras repetidas de uma mesma pessoa na imagem.

“Caminhada em Salvador com o povo baiano”, escreveu Lula na legenda da imagem que recebe o crédito de Ricardo Stuckert.

 

A foto também foi postada por Humberto Costa, senador do PT pelo Estado de Pernambuco.

Foi aqui que pediram foto “de cima” do ato de Lula eSalvador? Quem duvida desse gigantesco apoio popular deve estar se contorcendo de ódio por não conseguir negar o irrefutável. Ruas tomadas de gente, corações cheios de esperança e desejo de mudança”, disse o político. 

Segundo a assessoria do petista, a foto panorâmica sofreu um “bug” que não havia sido percebido num primeiro momento. O efeito usado agrupa diversas fotos em diferentes ângulos numa imagem só.

Depois da polêmica, Lula divulgou a foto comum, sem o efeito. As imagens foram feitas pelo fotógrafoRicardo Stuckert.

“A verdade dói no cotovelo de alguns. Segue uma foto não panorâmica, tirada com drone, do Ricardo Stuckert. Compartilhe a verdade”, escreveu o petista no Twitter.