Definição

Daniella Consentino é aprovada pelo Comitê de Elegibilidade e assume presidência da Caixa Econômica na próxima terça-feira (05)

A economista Daniella Marques Consentino foi aprovada nesta sexta-feira pelo Comitê de Elegibilidade da Caixa Econômica Federal e assinou o termo de posse. Ela assume oficialmente a presidência da instituição na próxima terça-feira, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto.

Ex-secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Consentino substituirá Pedro Guimarães, que pediu demissão na última quarta-feira, após denúncias de assédio sexual que estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Trabalho. Ele negou as acusações na carta de renúncia.

Leia também:
Ex-presidente da Caixa ameaça funcionários durante visita surpresa feita a empresa: ‘Não vou ficar no prejuízo sozinho’

No governo desde janeiro de 2019, Daniella Consentino foi chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia. Uma das principais assessoras do ministro Paulo Guedes, ela assumiu a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade no início do ano.

O Ministério Público Federal (MPF) investiga denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães. O caso está sob sigilo.

Pedro Guimarães foi um dos nomes mais próximos do presidente Jair Bolsonaro desde que ocupou a presidência da Caixa desde e costumava acompanhar o presidente em viagens, e participava de lives.

Em carta enviada ao presidente Jair Bolsonaro, ele oficializou o pedido de demissão do cargo e rebateu as denúncias de assédio sexual feitas por funcionárias da instituição e alegou inocência. .

Cerca de meia hora após a publicação da carta, o Diário Oficial da União publicou a exoneração a pedido de Pedro Guimarães e a nomeação de Daniella Marques Consentino como a nova presidente da Caixa. Secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Consentino está no governo desde janeiro de 2019 e foi assessora especial do ministro Paulo Guedes até o início do ano.

Agência Brasil