Ação

Prefeitura de Jaboatão promove evento em escola no bairro de Santo Aleixo na campanha de combate ao Aedes Aegypti

Até o final do mês, o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti – causador da Dengue, Chycungunya e Zika, estará reforçado por uma ampla campanha educativa, lançada nesta sexta-feira, 1° de julho, pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

O evento aconteceu na Escola Municipal José Carneiro de Barros Campelo, em Santo Aleixo, com a participação de mais de 50 alunos formados “agentes-mirins” por supervisores da Vigilância Ambiental, com apoio do novo mascote da prefeitura, o Motosquito.

“Nosso trabalho no combate ao Aedes Aegypt é diário e tem trazido significativa redução dos casos de arboviroses: 48% no que se refere à Chikungunya e 13% nos de dengue, até a última semana. Mas não podemos relaxar. E juntamos as secretarias de Saúde e Educação nessa grande campanha, direcionada para as áreas mais atingidas pelas chuvas”, observou o prefeito Mano Medeiros.

https://www.instagram.com/p/CfeZg1fuSxM/?utm_source=ig_web_copy_link

Após a aula teórica, os estudantes se dividiram em duplas e acompanharam 45 agentes da Vigilância Ambiental pelas ruas de Santo Aleixo, distribuindo panfletos e orientando moradores.

“Eu aprendi que não pode deixar água parada em vasos, garrafas, caixa d´água destampada… e vou ensinar por aí, estou achando muito bom”, disse o estudante Richarlison Pedro do Carmo, de 13 anos, do 7º ano.

Leia também:
>>>Jaboatão dos Guararapes inicia campanha contra o Aedes Aegypti

Supervisora da escola, Reni Cleide salientou a importância da ação educativa.

“A educação transforma. Nada melhor do que multiplicar o conhecimento e a campanha é uma forma de as informações extrapolarem os muros da escola e adentrarem a comunidade”, declarou. Morador do bairro, o protético José Martins, 64, também aprovou a ação. “É muito importante manter os cuidados, eu faço meu dever de casa”, disse.

A secretária de Saúde, Zelma Pessôa, explicou que, nesta época de chuva, é comum o aumento da proliferação do mosquito, por isso a necessidade de reforçar os cuidados.

“Até o final do mês, a cada semana a campanha vai contemplar uma comunidade diferente, sempre junto com os alunos da rede municipal e equipe da Vigilância Ambiental”, destacou. A campanha utiliza moto-som, spots de rádio, panfletos e redes sociais.

Jaboatão realiza ações de combate a arboviroses

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes tem intensificado as ações de combate a arboviroses em todas as regionais do município com o objetivo de acabar com focos de proliferação do Aedes aegypti.

Ações preventivas como essas são de fundamental importância, ainda mais durante o período chuvoso. O resultado desse planejamento pode ser observado diante de dados que apontam que, em 2020, Jaboatão reduziu em cerca de 35% o número de casos relacionados à dengue.