Denúncia

Ex-presidente da Caixa ameaça funcionários durante visita surpresa feita a empresa: 'Não vou ficar no prejuízo sozinho'

Em uma visita surpresa a Caixa na quinta-feira, 30 de junho, o ex-presidente da empresa, Pedro Guimarães, passou no antigo emprego para dar recados a alguns funcionários, segundo os relatos dos próprios colaboradores da instituição.

Veja também: 
>>>Bolsonaro nomeia Daniella Marques como presidente da Caixa Econômica após demissão de Pedro Guimarães

De acordo com a revista Veja, Guimarães disse na sua visita saber tudo que acontece na Caixa e se mostrou disposto a “não sair sozinho no prejuízo”.

Crise na empresa 

O economista pediu demissão do cargo no final da tarde da terça-feira, 29 de junho, após várias denúncias de funcionárias da estatal que o acusavam de assédio. O aliado do presidente Jair Bolsonaro estava na presidência da estatal desde janeiro de 2019, mesma época da posse de Bolsonaro.

Após Pedro Guimarães pedir demissão da Presidência da Caixa Econômica Federal, o governo já definiu o novo presidente do banco. Daniella Marques, que atuava como secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, foi nomeada para comandar a instituição.

A nomeação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Considerada o braço direito do ministro da Economia, Paulo Guedes, Daniella é formada em administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e tem MBA em Finanças pelo Ibmec. Ela também atuou por 20 anos no mercado financeiro, na área de gestão independente de fundos de investimentos.

Já Pedro Guimarães deixou o comando da Caixa após denúncias de abuso sexual que teriam sido cometidas contra funcionárias do banco. Ao anunciar sua demissão, ele divulgou uma carta negando ter cometido qualquer crime e chamou o episódio de “uma situação cruel, injusta, desigual e que será corrigida na hora certa com a força da verdade”.

“Na atuação como presidente da Caixa, sempre me empenhei no combate a toda forma de assédio, repelindo toda e qualquer forma de violência, em quaisquer de suas possíveis configurações. As acusações noticiadas não são verdadeiras! Repito: as acusações não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional e nem pessoal. Tenho a plena certeza de que estas acusações não se sustentarão ao passar por uma avaliação técnica e isenta”, escreveu Guimarães, que também postou a carta na rede social Instagram.