Confira lista de vereadores que apoiaram urgência para votar homenagem a Bolsonaro e medalha de mérito a primeira-dama
O senador Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, também pode receber honraria. A expectativa é que isso ocorra até a próxima terça, 5 de julho.
Por Luiz Fernandes - Publicado em
1 jul de 2022, às 14:27
Confira lista de vereadores que apoiaram urgência para votar homenagem a Bolsonaro. Foto: Divulgação/ Arte Portal de Prefeitura.
A Câmara de vereadores do Recife aprovou urgência na tramitação de três propostas de homenagens a lideranças bolsonaristas. Uma é a concessão da Medalha de Mérito José Mariano para o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
A primeira-dama Michelle Bolsonaro também pode ser homenageada com uma medalha de mérito, maior honraria concedida na capital pernambucana. O senador Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Bolsonaro, também pode receber tal medalha.
Todas as homenagens são apresentadas como projetos de decreto legislativo, já passaram nas comissões e aguardam inclusão na ordem do dia para serem votadas. A expectativa é que isso ocorra até a próxima terça, 5 de julho.
Confira lista de vereadores que apoiaram a urgência:
Câmara de vereadores do Recife aprovou urgência na tramitação de três propostas de homenagens a lideranças bolsonaristas. Foto: Divulgação.
O decreto legislativo de número 31, que propõe a honraria recifense a Jair Messias Bolsonaro, é uma homenagem de autoria do vereador Dilson Batista (Avante) e foi apresentado no início de junho. O vereador é policial militar e liderança comunitária de Sítio dos Pintos.
Ele está em seu primeiro mandato e é pré-candidato a deputado federal pelo Avante, partido que está oficialmente coligado com a pré-candidata a governadora Marília Arraes (ex-PT, hoje no Solidariedade). O vice de Marília, Sebastião Oliveira, é do Avante. Dilson também é base de apoio do prefeito João Campos (PSB).
Dilson Batista também avalia, na sua proposta, que Bolsonaro “não deixa que as diferenças políticas, entre os Chefes dos Poderes Executivos e Legislativos das diferentes esferas, interfiram nas ações que trazem benefícios para os nossos munícipes”. Portanto, conclui o vereador, “há uma imperiosa necessidade da concessão da maior Honraria da Casa de José Mariano a esse Regente, como forma de reconhecimento a essa Gestão que trouxe prosperidade para o Recife”.
A previsão do próprio Dilson Batista (Avante) é que a matéria seja avaliada em plenário na próxima terça-feira (5), precisando de três quintos (60%) de votos favoráveis, o que significa o apoio de 24 dos 39 vereadores recifenses.
Uma proposta similar foi apresentada na Casa José Mariano em novembro de 2018, semanas após Bolsonaro ser eleito presidente da República. Na ocasião, a proposta foi de Marco Aurélio Medeiros (então no PRTB, hoje no PSB).
Jornalista formado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), com atuação nas principais áreas da comunicação, como assessoria de imprensa, marketing digital, TV, fotografia, criação de conteúdos e gerenciamento de redes sociais. Participou do primeiro estágio visita do Senado Federal e assessoria de comunicação política nos últimos 2 anos.