Indicação

Câmara do Recife vai votar homenagem a Jair Bolsonaro e medalha de mérito a primeira-dama

Tramitam na Câmara de vereadores do Recife três propostas de homenagens a lideranças bolsonaristas. Uma é a concessão da Medalha de Mérito José Mariano para o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A primeira-dama Michelle Bolsonaro também pode ser homenageada com uma medalha de mérito, maior honraria concedida na capital pernambucana. O senador Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil de Bolsonaro, também pode receber tal medalha.

Todas as homenagens são apresentadas como projetos de decreto legislativo, já passaram nas comissões e aguardam inclusão na ordem do dia para serem votadas. A expectativa é que isso ocorra até a próxima terça (5).

O decreto legislativo de número 31, que propõe a honraria recifense a Jair Messias Bolsonaro, é uma homenagem de autoria do vereador Dilson Batista (Avante) e foi apresentado no início de junho. O vereador é policial militar e liderança comunitária de Sítio dos Pintos.

Leia também:

Bolsonaro volta a prometer que motocicletas serão isentas da cobrança de pedágio nas rodovias federais

Ele está em seu primeiro mandato e é pré-candidato a deputado federal pelo Avante, partido que está oficialmente coligado com a pré-candidata a governadora Marília Arraes (ex-PT, hoje no Solidariedade). O vice de Marília, Sebastião Oliveira, é do Avante. Dilson também é base de apoio do prefeito João Campos (PSB).

Dilson Batista também avalia, na sua proposta, que Bolsonaro “não deixa que as diferenças políticas, entre os Chefes dos Poderes Executivos e Legislativos das diferentes esferas, interfiram nas ações que trazem benefícios para os nossos munícipes”. Portanto, conclui o vereador, “há uma imperiosa necessidade da concessão da maior Honraria da Casa de José Mariano a esse Regente, como forma de reconhecimento a essa Gestão que trouxe prosperidade para o Recife”.

A previsão do próprio Dilson Batista (Avante) é que a matéria seja avaliada em plenário na próxima terça-feira (5), precisando de três quintos (60%) de votos favoráveis, o que significa o apoio de 24 dos 39 vereadores recifenses.

Uma proposta similar foi apresentada na Casa José Mariano em novembro de 2018, semanas após Bolsonaro ser eleito presidente da República. Na ocasião, a proposta foi de Marco Aurélio Medeiros (então no PRTB, hoje no PSB).

Da redação do Portal com informações do site Brasil de Fato