Posicionamento

Associação dos Cabos e Soldados emite nota de repúdio por ataque racista contra PM em shopping do Recife

O vídeo circula pelas redes sociais e está sendo repercutido na imprensa. O PM Alderlan da Costa Silva, é chamado de “Nego Safado” em um dos maiores centros de compras do Brasil, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife.

Alderlan, que também é enfermeiro da Rede Municipal de Saúde, estava no local para aplicar doses de reforço da vacina contra a Covid-19, liberada apenas para maiores de 40 anos. Ocorre que a suspeita queria que a filha dela, de 14 anos, fosse contemplada com a vacina.

O enfermeiro, então, informou sobre a orientação do Ministério da Saúde no que se refere a idade indicada para a quarta dose. Foi o suficiente para que o servidor passasse a ser agredido verbalmente pela mãe da adolescente, o que já caracterizaria um crime de Desacato a Funcionário Público no Exercício da Função.

A suspeita passou a xingar o rapaz, até chegar ao ponto de praticar o crime de Injúria Radial, ao chamá-lo de “Nego Safado”.

O crime foi praticado na frente de dezenas de testemunhas. Tudo foi tomando por frequentadores do shopping center. O que a mulher não imaginava era que, aquele enfermeiro pacato fosse também um Policial Militar do Estado.

A própria vítima deu voz de prisão à suspeita e o casa foi encaminhado para a Delegacia de Plantão de Boa Viagem.

A Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados colocou todo o Departamento Jurídico da Entidade à disposição do PM e emitiu uma nota de repúdio contra o ocorrido, citando uma frase do piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton.

O sete vezes campeão mundial de automobilismo disse que é preciso focar em mudar a mentalidade das pessoas, depois de saber que o brasileiro Nelson Piquet, tricampeão mundial da categoria, se dirigiu a ele usando o termo “neguinho”, durante uma entrevista para um canal especializado em corridas de carro.

A suspeita presa no shopping do Recife, foi autuada em flagrante, mas pagou uma fiança de 500 reais para responder pelo crime em liberdade.