Solicitação

Presidente Joe Biden pede suspensão de imposto federal sobre a gasolina nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitou na quarta-feira, 22 de junho, ao Congresso uma suspensão por três meses do imposto federal sobre a gasolina. Em um comunicado, o governo norte-americano destacou a alta “dramática” do preço do combustível pelo mundo, diante da guerra na Ucrânia, e o “desafio significativo” que isso gera para as famílias norte-americanas.

Biden disse encorajar companhias de petróleo e refinarias a ampliar a capacidade e a produção, a fim de conseguir mais oferta para o mercado. O presidente norte-americano também solicitou que os estados adotem isenções similares em seus tributos, a fim de prover “algum alívio direto” aos consumidores.

O governo dos EUA lembrou que cobra atualmente 18 centavos de dólar (R$ 0,93) por galão de gasolina e 24 centavos de dólar (R$ 1,24) por galão de diesel. Biden admitiu que apenas a retirada temporária do imposto federal não será suficiente para compensar a alta nos custos dos norte-americanos, mas argumenta que o Congresso deve fazer o necessário para ajudá-los, neste momento.

Leia mais:
>>> Governo Bolsonaro zera imposto do Cofins sobre o botijão de gás de cozinha

Impostos zerados no Brasil

Até o fim do ano, o etanol e seis alimentos não pagarão imposto para entrarem no país. A redução a zero das alíquotas foi anunciada no dia 21 de março, pelo Governo Federal, através do Ministério da Economia, após reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A medida beneficia os seguintes alimentos: café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja. Em relação ao etanol, a alíquota foi zerada tanto para o álcool misturado na gasolina como para o vendido separadamente. O imposto foi zerado desde o dia 23 de março, quando a medida for publicada no Diário Oficial da União.

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, a medida tem como objetivo segurar a inflação.

Da redação do Portal com informações do Pleno News