A Prefeitura de Olinda iniciou, nesta quarta-feira, 22 de junho, o pagamento do Auxílio Municipal às famílias acolhidas nos abrigos oficiais da Gestão por conta das chuvas entre os dias 25 e 30 de maio. O valor é de R$ 1.500 pago em parcela única e provenientes dos cofres do Município.
“A partir de hoje estaremos pagando o auxílio para as famílias que estavam nos abrigos. Mas o cadastro continua em todos os bairros para as famílias afetadas pela chuva”, explicou o prefeito professor Lupércio.
Leia também:
>>>Em Olinda, auxílio das chuvas causa desentendimento por não ser pago o valor de R$ 3 mil de forma conjunta com os recursos da cidade e Estado
Esse cadastramento nos bairros é feito diariamente pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos para o recebimento do auxílio ofertado pelo Governo do Estado.
MPPE vai se reunir com vereadores de Olinda para monitorar gastos de Lupércio com decreto de situação de emergência
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), requisitou que seja encaminhado relatório circunstanciado acerca das providências adotadas para minimizar os danos causados à população atingida pelo desastre causado pelas intensas chuvas.
No relatório também devem constar número de desabrigados, mortos, dispêndio de recursos públicos para adoção de tais medidas emergenciais e as respectivas fontes de custeio, bem como compras realizadas e eventuais contratos celebrados.
A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Olinda vai se reunir com vereadores do município de Olinda sobre os gastos dos recursos públicos no estado de emergência, conforme o decreto municipal. O encontro vai acontecer no dia 13 de julho, segundo informou alguns vereadores.
Esse acompanhamento dos gastos públicos para atender a situação de emergência está sendo feito dentro do procedimento nº 01926.000.085/2022, do qual também faz parte a recomendação da suspensão dos festejos juninos de 2022. O procedimento também acompanha a possível transferência de recursos federais e estaduais para o Município de Olinda em razão do estado de emergência, bem como as destinações.
38