Inclusão

Em parceria com Comitê Paralímpico Brasileiro, Jogos Paralímpicos do Recife 2022 terá pela primeira vez classificadores funcionais

A edição de 2022 dos Jogos Paralímpicos do Recife contará com algumas novidades. A competição, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, terá pela primeira vez a presença de classificadores funcionais.

A iniciativa, fruto da parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), aliada à arbitragem oficial, permite que atletas utilizem suas marcas e índices para concorrer em outras provas nacionais, internacionais e a pleitear bolsa atleta estadual e federal.

Além de Pernambuco, haverá participantes de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. A realização será nos dias 01, 02 e 03 de julho, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) e Centro Esportivo Santos Dumont. 

“Para entender melhor: as categorias dos paratletas são dadas de acordo com o seu nível de mobilidade, capacidade, força, etc. Essa classificação é feita por um classificador clínico e outro técnico, para dizer o quanto aquele atleta tem de potencial para aquela modalidade. Isso é uma classificação funcional completa. Nunca fizemos aqui nos Jogos Paralímpicos. Já fizemos parcial, com só o técnico ou só o médico. Agora, vem gente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para fazer essa classificação completa.” explica Yane Marques, secretária executiva de Esportes.

Leia também:
>>>Paulo Câmara homenageia paratletas e técnicos pernambucanos da Tóquio 2020

Outra novidade é que toda a arbitragem da competição será oficial. Isso permite que as marcas dos atletas possam ser homologadas.  

“O que é isso? É validar para o Comitê Paralímpico Brasileiro. Não é uma competição qualquer. É uma disputa oficial. Quem compete aqui, pode pegar índice para competir nos Jogos Pan-Americanos do ano que vem, por exemplo. Vai depender da marca que será feita. É uma prova oficial. Os atletas que competem aqui, por ser uma prova oficial, com marcas homologadas, podem pleitear bolsa atleta do Governo Federal, também”, detalha Yane. 

Para esta edição, há sete modalidades disponíveis: atletismo, natação, bocha paralímpica, parabadminton, goallball, basquete em cadeira de rodas e voleibol sentado. A lista geral de inscritos deste ano conta com 300 atletas. Em 2021, foram 212.