O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambucana (Alepe), Isaltino Nascimento (PSB), se reuniu com presidentes, vice-presidentes e diretores das três principais torcidas organizadas de Pernambuco.
A reunião foi convocada e consultada pelo Advogado Leandro Pereira, após um indicativo de um encontro com o novo delegado do CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais, da Polícia Civil de Pernambuco), unidade tática responsável pela investigação das ações dessas torcidas em Pernambuco.
Veja também:
>>>Pernambuco: Volta do “Todos com a Nota” é aprovada em comissão da Alepe; confira novas regras
A reunião teve como objetivo convocar o novo delegado para um debate e apresentação de indicativos e parâmetros que as operações têm tido o objetivo geral de perseguir, criminalizar e prender, diretores, punições a torcida, que segundo os lideres, “na prática não soluciona o problema real.”
Neste sentido, segundo apuração da reportagem do Portal de Prefeitura, o deputado Isaltino Nascimento, como líder do governo, terá condições políticas especiais de convocar uma reunião especial diretamente com o novo delegado na próxima semana.
Durante a reunião, ficou definido que a ANATORG (Associação Nacional das Torcidas Organizadas) vai realizar uma apresentação, com as métricas, indicativos, dados e informações sobre como e porque 8 anos de proibições não garantem a segurança.
“Nossa missão será entregar uma proposta de formalização dos CNPJS, cadastramento, a participação das torcidas no retorno do programa estadual Todos Com a Nota e dos grupos de trabalho internos das secretarias de defesa social, a desburocratização da festa, a relação com o BPCHOQUE e criação de batalhão especializado em eventos esportivos”, diz a fonte.
Também é previsto a convocação posterior de uma reunião com a participação do MP, Defensoria Pública, Federação, SDS e Clubes, junto com o conjunto de forças políticas que somem ao tema em uma demonstração política de que é possível construir um caminho de liberdade de expressão e manifestação cultural da arquibancada.
“Queremos trazer os exemplos e informações da relação poder público, arquibancada e torcidas que deram certo em outros estados, como Ceará, Rio Grande do Sul e rio de Janeiro”, defende.
Possivelmente também aproveitar as rodas de conversas para solicitar o dia estadual das torcidas organizadas como projeto de Lei.
“O objetivo geral de ambas as torcidas e diretorias, foi de tentar encontrar um caminho que permita que todos os componentes possam ter o direito de balançar uma bandeira e tocar seu instrumento dentro da arquibancada na legalidade, sem deixar de lado a rivalidade. Cabe agora o papel da ANATORG e das torcidas em estimular a continuidade desse trabalho de convencer o poder público de que é possível”, finaliza.
Federação Pernambucana de Futebol
Neste quinta-feira, 16 de junho, no dia em que comemora 107 anos de história, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) anunciou , por meio do Presidente Evandro Carvalho, o lançamento da campanha “A Alegria de Volta ao Estádio”. A ideia é promover a retomada da música e das bandeiras aos estádios pernambucanos.
“Nesse 16 de junho, a Federação Pernambucana de Futebol comemora 107 anos de história, glórias, realizações e, principalmente, reconhecimento, no cenário nacional, da força do futebol pernambucano”, destacou o mandatário da FPF, enaltecendo os gestores da entidade e os clubes a ela filiados, bem como os torcedores e as torcedoras.
Dando ainda mais peso à simbólica data, Evandro Carvalho oficializou uma campanha para que a festa possa voltar, de vez, aos estádios pernambucanos.
“Conclamo você que adora futebol, que ama esse esporte – que é o maior esporte do mundo – para encampar a ideia de fazermos retornar a alegria em nossos estádios. Para frente, Brasil. Para frente, Pernambuco. Para frente, nossas bandeiras e nossa música”, declarou o Presidente da FPF.
129