O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro(MDB), conseguiu junto ao Governo Federal destravar a liberação de recursos para obras de infraestrutura urbana em áreas de risco e de ações assistenciais voltadas às famílias vítimas das fortes chuvas registradas no município nas últimas semanas.
Yves está na capital federal desde a última segunda-feira, 13 de junho, onde faz peregrinação por ministérios com o objetivo principal de reivindicar recursos financeiros para dar respostas ao desastre climático que deixou centenas de famílias desalojadas naquele município da área norte do Grande Recife.
Veja também:
>>>Prefeito de Paulista vai a Brasília em busca de recursos após município decretar Estado de Emergência
Acompanhado pelos secretários municipais Lídio Valença(Infraestrutura) e Marcos Eduardo(Gabinete), o gestor esteve no Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar de questões relacionadas ao convênio 402320-73, que tem como objeto a elaboração de projetos e execução de contenção de encostas em áreas de risco e alto-risco. do município.
Valor total do projeto é de 11 milhões de reais, sendo que dois milhões já foram utilizados pela gestão. A Caixa Econômica Federal já aprovou a etapa do endereço que reporta a Artur Lundgren II, no valor de R$ 1.300, 000, destinada a encosta da Rua Surubim.
Segundo o chefe do Executivo municipal, a prefeitura está aguardando a liberação dos recursos pelo ministério para dar início às obras.
“Protocolamos o pedido de desembolso e aproveitamos para cobrar a liberação de mais recursos a fim de darmos início aos processos licitatórios da encosta no bairro de Torres Galvao e de outras localidades”, afirmou. Disse, ainda, que a gestão municipal vem realizando investimentos em intervenções para preparar a cidade para a estação de inverno. “O problema é que fomos surpreendidos por um grande volume de chuvas”, acrescentou.
Além disso, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Regional, realizou a transferência de recursos ao município de Paulista para a execução de ações de defesa civil, no valor de R$ 2.177.950.00.
Os recursos deverão ser utilizados para a compra de cestas básicas de alimentos, colchões de solteiro e kit dormitório.
59