Benefício

Prefeito João Campos anuncia início de pagamento do auxílio emergencial das chuvas no Recife e mais de 26 mil famílias foram cadastradas; saiba data

O prefeito João Campos, anunciou que partir desta quarta-feira, 15 de junho, a Prefeitura do Recife inicia o pagamento do Auxílio Municipal Emergencial (AME) para as famílias que foram severamente atingidas pelo maior desastre ambiental vivenciado na capital pernambucana.

O levantamento das famílias nas áreas de maior vulnerabilidade e risco, elencadas pela Defesa Civil e pela Assistência Social do Recife, foi iniciado no dia 06 de junho e contou com os agentes comunitários da Secretaria de Saúde da cidade para documentar os estragos causados pelas fortes chuvas junto a cada uma dessas famílias.

O Decreto nº 35.731 que regulamenta o AME foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira , 14 de junho e foi anunciado pelo prefeito João Campos no seu gabinete.

“A gente está na fase final de execução do pagamento do AME, o Auxílio Municipal e Estadual, construído pela Prefeitura do Recife, Governo do Estado de Pernambuco e Câmara de Vereadores do Recife, no valor de R$ 2.500. A partir de amanhã, a gente já começa o pagamento, inicialmente para 2.300 famílias. E a gente estima que até o final do processo de cadastramento, a gente chegará a um número próximo a 20 mil famílias beneficiadas. O pagamento vai ser feito através do Banco do Brasil, pelo aplicativo ‘Carteira bB’ e a lista de todos os beneficiados estará disponível no Conecta Recife, a mesma plataforma que a gente utilizou para fazer a vacinação no Recife”, explicou o prefeito do Recife.

Leia também:
>>>Prefeitura do Recife já realizou mais de 26 mil cadastros de famílias para o Auxílio Municipal e Estadual

“Então a gente segue trabalhando e avançando, as equipes seguem nas ruas fazendo o cadastramento das pessoas beneficiadas, tanto em áreas alagadas quanto as pessoas que tiveram suas casas atingidas ou danificadas em áreas de morros, a Defesa Civil faz todo esse levantamento. A gente vai seguir trabalhando e passando essas informações para vocês”, acrescentou o prefeito.

O levantamento de campo registrou mais de 26 mil famílias, o que resultou num trabalho interno de cruzamento de dados para que o pagamento seja feito de maneira transparente e respeitando as regras estabelecidas pela lei municipal aprovada na Câmara Municipal, em caráter de emergência, que regulamenta o pagamento do auxílio. Desse universo de famílias, fruto do cadastramento que durou duas semanas de trabalho de campo, cerca de 2.300 pessoas foram incluídas na folha de pagamento.

Para iniciar, a Prefeitura do Recife já faz a liberação do pagamento, a partir de amanhã, 15 de junho, das primeiras duas mil famílias com o nome de cada Representante Familiar publicado no Diário Oficial do Executivo municipal. Durante esta semana as famílias selecionadas serão avisadas por meio de mensagem via WhatsApp oficial da Prefeitura do Recife (81 9 9117.1407) com as orientações do que precisa ser feito para fazer a retirada do valor de R$ 2.500,00 em um das agências do Banco do Brasil.

Após receber a mensagem da prefeitura, os beneficiários devem baixar o aplicativo ‘Carteira bB’, do Banco do Brasil, seguir as instruções de cadastro de dados pessoais do Representante Familiar cadastrado no CadÚnico e de uma senha. Para finalizar o processo o usuário precisa estar próximo a um caixa eletrônico do banco e assim realizar o saque do benefício.

No caso de não possuir um celular, o Representante Familiar inscrito no CadÚnico e que teve o seu núcleo familiar relacionado para receber o AME, deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) para liberação da ordem de pagamento e fazer a retirada do auxílio levando consigo até à agência bancária o CPF.

Assista o vídeo completo do pronunciamento: