Limitação

Papa Francisco sente dores no joelho e não vai celebrar missa de Corpus Christi; viagem à África foi adiada pelo mesmo motivo com pedidos de desculpas

O Papa Francisco não celebrará as tradicionais missa e procissão de Corpus Christi na próxima quinta-feira, dia 16 de junho. A informação foi divulgada pelo Vaticano, nesta segunda-feira (13), justificada pelas dores no joelho que o pontífice enfrenta.

“A dor no joelho que vem condicionando os compromissos do Papa há dias, mais recentemente o adiamento da viagem apostólica à África prevista para a primeira semana de julho, mais uma vez muda a agenda das celebrações papais”, informou a agência de notícias Vatican News, ligada à Santa Sé.

Leia também:
>>>Papa: pela primeira vez o pontífice de 85 anos apareceu em público usando cadeira de rodas devido dores no joelho

Santo padre, papa Francisco
Papa Francisco. Foto: Vatican Media

“A Solenidade de Corpus Christi, com a procissão com a Hóstia consagrada, uma das festas mais importantes e entre os momentos mais intensos de oração que tem sua origem no século XIII, não será celebrada”, acrescentou.

O pontífice se desculpou no domingo, 12 de junho, aos fieis da República Democrática do Congo e do Sudão do Sul por cancelar uma visita programada ao país devido a problemas de locomoção, e disse esperar que sua condição melhore.

O Vaticano anunciou na última quinta-feira (9) que a viagem de 2 a 7 de julho foi adiada indefinidamente por causa da doença no joelho do pontífice de 85 anos, que o obrigou a usar uma cadeira de rodas por mais de um mês.

“Sinto muito ter que adiar esta viagem, que ainda estou muito ansioso para fazer”, disse ele em seu discurso de domingo diante de milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

“Peço-lhes que me perdoem por isso. Oremos juntos para que, com a ajuda de Deus e com tratamento médico, eu possa ir até vocês o mais rápido possível. Estamos esperançosos”, disse, dirigindo-se diretamente às pessoas e autoridades de ambos países.

Ele também exortou seus ouvintes a não se acostumarem com a guerra na Ucrânia. “Não deixemos que o tempo entorpeça nossa dor e nossa preocupação por esses mártires”, afirmou o papa.

Vatican News