A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, fez uma visita à Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife para encontrar Dom Fernando Saburido, que completou 75 anos de vida na última sexta-feira, 10 de junho.
O arcebispo foi presenteado por Marília com uma pinha de cerâmica, de Tracunhaém, símbolo de bons presságios e proteção à família.
Veja também:
>>>Dom Fernando anuncia comunicado de renúncia do cargo de arcebispo de Olinda e Recife ao completar 75 anos; saiba o motivo
Marília visitou a Cúria ao lado de seu esposo, André Cacau. Além de Dom Saburido, a pré-candidata foi recepcionada por Dom Limacedo e os padres Luciano e Josenildo.
“Em um momento que Pernambuco passa por uma série de dificuldades, com chuvas, aumento de desemprego e pessoas desabrigadas, pedi para Dom Fernando interceder pelo nosso povo, nossa gente. Precisamos ter muita fé neste momento”, afirma a pré-candidata.
Renúncia de Dom Fernando
De acordo com o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, ao completar 75 anos, os bispos devem renunciar os cargos que ocupam. Na função desde 2009, Dom Fernando preparou uma carta renúncia que será enviada ao Papa Francisco. Contudo, não existe uma data exata para a saída do arcebispo.
Trajetória
Dom Antônio Fernando Saburido é o 8º arcebispo metropolitano de Olinda e Recife e 32º bispo a ocupar o sólio olindense. Nasceu no Distrito de Juçaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 quilômetros do Recife, em 10 de junho de 1947. Em 1975, ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda. Em 21 de março de 1978, professou votos religiosos como membro da Ordem de São Bento (beneditinos), sendo ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1983. Foi pároco das Paróquias Nossa Senhora de Guadalupe (Guadalupe) e São Lucas (Ouro Preto), em Olinda.
Em 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000. Em 18 de maio de 2005, foi nomeado bispo da diocese vacante de Sobral (CE), pelo papa Bento XVI. Eleito arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto do mesmo ano, ainda no pontificado de Bento XVI. São, portanto, 22 anos de ministério episcopal, dos quais mais de 12 como arcebispo de Olinda e Recife.
*Da redação do Portal com informações da assessoria da pré-candidata
89