Seleção

IBGE: inscrições gratuitas para quase 50 mil vagas de recenseador terminam nesta quarta-feira (15) e resultado sai em 30 de junho

Quem tem interesse em participar da seleção para recenseador do Censo 2022 tem até esta quarta-feira, 15 de junho para participar do processo seletivo do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São 48,5 mil vagas temporárias e os interessados devem fazer a inscrição pelo portal do instituto no endereço: www.ibge.gov.br e preencher o formulário virtual sem cobrança de qualquer taxa. A seleção será feita por análise curricular.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 30 de junho. Os selecionados vão passar por um treinamento obrigatório antes do início do censo. Ao todo, serão contratados 206 mil 891 servidores temporários para trabalhar no Censo, que começa no dia 1º de agosto.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem dos domicílios. A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

Leia mais:
>>> IBGE: Brasil possui 2,9 milhões de adultos que se declararam homossexuais ou bissexuais, revela pesquisa inédita

Perguntas sobre identidade de gênero

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou no dia 6 de junho, que pretende recorrer de uma decisão da Justiça que obrigou o órgão a incluir questões sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo 2022. A medida foi determinada pelo juiz Herley da Luz Brasil, da 2ª Vara Federal Cível e Criminal do Acre e atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF).

Para o MPF, a falta de estatísticas dificulta o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a população que se identifica como LGBT+. O argumento foi aceito pelo magistrado, que apontou que a medida deve ajudar no desenho de iniciativas para “coibir a violência e discriminação desse público”.

Rádio Nacional de Rádio