Assistência

Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas emite documentos gratuitos à população afetada pelas chuvas

As pessoas afetadas pelas chuvas receberam na terça-feira, 7 de junho, atendimento gratuito para a emissão de documentos e outros serviços nos abrigos.

O Decreto nº 52.942, de 02/06/22, define a isenção da taxa de pagamento para emissão de qualquer via da Carteira de Identidade, e cerca de 30 mil pessoas no Estado de Pernambuco foram beneficiadas. Além disso, estabelece que essa Ação Integrada para Cidadania está sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), em articulação com outros órgãos e entidades da administração pública estadual.

Leia também:
>>>Prefeitura do Recife inicia treinamento de agentes para cadastrar e agilizar pagamento de auxílio emergencial ás vítimas das chuvas

https://www.instagram.com/p/CehGuf5OYlf/

A Ação Integrada para Cidadania aconteceu no Recife e em Camaragibe. Os serviços começaram a ser oferecidos na terça-feira (31). Nas primeiras ações realizadas foram beneficiadas 1.052 pessoas nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata.

“Nosso trabalho tem o objetivo de garantir direitos à população e resgatar a cidadania de quem se encontra em situação de vulnerabilidade social e financeira, sempre levando os serviços para o local mais próximo de quem mais precisa”, afirmou o secretário Cloves Benevides.

Nos locais das ações foram disponibilizadas equipes compostas de articuladores sociais da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Defesa Social, Defensoria Pública e Balcão de Direitos.  As pessoas tiveram acesso à emissão de qualquer via do RG, certidões de nascimento, casamento e óbito, além de serviços jurídicos através da Defensoria Pública.

Auxílio

Para que as famílias afetadas pelas chuvas possam receber o auxílio oferecido pela Prefeitura do Recife e Câmara de Vereadores, junto ao benefício anunciado pelo Governo do Estado, 140 agentes comunitários de saúde (ACS) e de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) da Prefeitura do Recife começaram, na manhã da segunda-feira, 6 de junho, as visitas nas áreas mais atingidas pelas águas dos últimos dias.

Hoje em Novo Caxangá, o prefeito do Recife João Campos acompanhou o trabalho dos 20 profissionais que estavam validando as informações acerca dos danos patrimoniais da população da localidade. Pelo menos 20 mil famílias deverão receber o benefício de R$ 2.500 na capital pernambucana de acordo com as projeções da PCR.