Declaração

Bolsonaro diz que a democracia e segurança nacional estão em jogo nas eleições deste ano

Durante conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na segunda-feira, 6 de junho, que a “segurança nacional” está em jogo nas eleições. As declarações foram dadas ao afirmar que defende “eleições limpas e democráticas”.

Ao comentar o caso, Bolsonaro voltou a citar sugestões apresentadas pelas Forças Armadas para o processo eleitoral.

“Ele [Moraes] pode muito, mas não pode em tudo e a nossa democracia, a segurança nacional, a nossa soberania e a paz social está em jogo, se esse processo [eleitoral] continuar sendo tratado dessa maneira por pessoas que não querem conversar com quem de direito, não aceitam técnico das Forças Armadas realmente opinarem e ter essas sugestões acolhidas para que tenhamos eleições limpas e democráticas no corrente ano”, destacou.

O presidente ainda disse que questionar o processo eleitoral “não é atacar a democracia, não é atentar contra o Estado de direito democrático”.

Leia mais: 

>>> Combustível: Presidente Bolsonaro propõe ressarcir estados em troca de ICMS zero

Presença em debate no primeiro turno

O presidente Jair Bolsonaro falou sobre as eleições deste ano no dia 31 de maio, e afirmou que pretende ir aos debates em um eventual segundo turno. Durante entrevista ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, Bolsonaro explicou que ainda está cogitando ir em debates do primeiro porque irá levar “pancada” dos outros candidatos.

“Havendo o debate, eu vou participar. O segundo turno eu vou participar. Se eu for para o segundo turno, devo ir, né, eu vou participar. No primeiro turno a gente pensa. Porque se eu for, os dez candidatos vão querer o tempo todo dar pancada em mim. E eu não vou ter tempo de responder para eles”, apontou.

O presidente também disse achar que o melhor seriam “perguntas pré-acertadas” para não baixar o nível.

“Aí vai fazer pergunta para outro, vão dar pancada em mim e depois pergunta para outro. Então nós vamos analisar isso daí, porque eu acho que debate teria que ser para ter perguntas pré-acertadas com os encarregados de fazer os debates, para não baixar o nível”, ressaltou.

Da redação do Portal com informações do Pleno News