Solidariedade

Prefeitura do Jaboatão e Marinha realizam ações humanitárias em apoio às vítimas das chuvas para moradores de Muribeca e Barra de Jangada

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Marinha do Brasil realizaram, no domingo, 5 de junho, ações de ajuda humanitária em apoio às vítimas das chuvas.

Leia também:
>>>Fortes chuvas deixam rastros de destruição em Jaboatão e prefeitura diz que já retirou 20 mil toneladas de entulhos nas ruas

Moradores da Sapolândia, na Muribeca, e da Lagoa Olho D´água, em Barra de Jangada, receberam cestas básicas, orientações de assistentes sociais, atendimento médico, medicamentos e passaram por exames clínicos. Nesta fase de apoio à população, o município ganhou o apoio das Forças Armadas, entre os quais 350 fuzileiros e alunos da Escola de Aprendizes de Marinheiro, que vêm atuando nas áreas mais afetadas por alagamentos.

As ações foram acompanhadas pelo prefeito Mano Medeiros; pelo comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante André Moraes Ferreira; e pelo capitão dos Portos de Pernambuco, Frederico Albuquerque. Para garantir o acesso das equipes às áreas alagadas, a Marinha cedeu veículos e barcos.

“Ainda há muitos moradores em áreas alagadas que, por motivos diversos, optam por não sair de casa. Essas pessoas necessitam de alimentos, assistência médica e social e o compromisso da nossa gestão é acolher todos, neste momento de tantas dificuldades. E só com o apoio da Marinha podemos chegar até esses locais”, salientou o prefeito Mano Medeiros.

Forças Armadas

Além da Marinha, os trabalhos de apoio às vítimas das chuvas receberam reforços do Exército, Aeronáutica e da Força Nacional do Ministério da Saúde, que atuam diretamente nas comunidades em parceria com as equipes da Prefeitura do Jaboatão.

IPTU

A 5ª parcela do pagamento do IPTU e a TLP do município do Jaboatão dos Guararapes, que tem vencimento na sexta-feira, 10 de junho, só será paga no dia 10 de dezembro.

O decreto do prefeito Mano Medeiros foi publicado no Diário Oficial do município, na edição deste sábado. O gestor levou em consideração a situação de emergência causada pelas chuvas, que atinge as finanças população.

“Estamos passando por um momento que afeta a todos. Foram muitas perdas de vidas e de bens materiais. São milhares de jaboatonenses que precisam se recompor, procurar uma nova casa ou comprar tudo que foi levado em questão de horas ou minutos pelas inundações, enxurradas, alagamentos e deslizamentos de barreiras. A prorrogação das parcelas  do IPTU e da TLP de junho para o mês de dezembro se faz necessária para que os contribuintes não sejam ainda mais prejudicados”, disse o prefeito Mano.

Outra medida que foi anunciada é o pagamento de R$ 1.500 às famílias acolhidas entre os dias 25 de maio e 1º de junho, nos 21 abrigos que a Prefeitura do Jaboatão montou. O projeto de lei vai tramitar em caráter de urgência para o auxílio de emergência ser pago, ainda neste mês, com recursos do próprio município.