Opinião

Artigo: Governar é fazer escolhas, por Julio Lossio

O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, escreveu uma nota após tragédia que deixou a marca de 128 mortes em Pernambuco, Lossio alega que o desastre em decorrência das fortes chuvas no estado poderia ter sido evita e diz que “governar é fazer escolhas”.

Julio Lossio foi candidato ao governo de Pernambuco nas eleições de 2018, quando Paulo Câmara (PSB) foi reeleito no primeiro turno pela Frente Popular.

Veja também:
>>>
Artigo: As mortes e os equívocos ideológicos por Julio Lossio

Confira nota completo: 

Nos últimos dias tenho acompanhado com atenção e tristeza o drama das famílias vítimas das chuvas em Pernambuco.

Hoje venho fazer uma reflexão, não para criticar, mas para alertar nossos governantes da importância das escolhas.

Durante o período áureo do Programa Minha Casa Minha Vida eu tive o privilégio de governar Petrolina. Tendo em mãos dados que mostravam o grande déficit habitacional na cidade, decidimos priorizar em nosso governo a construção de moradias populares.

Pra isso criamos um comitê que envolvia muitas secretarias dentre as quais destacamos a de planejamento, infraestrutura, meio-ambiente, cidadania e habitação. Todas elas cientes da importância de darmos celeridade aos processos de licenciamento e aprovação de novos empreendimentos habitacionais.

Todo esse esforço fez de Petrolina a cidade que proporcionalmente mais construiu habitações populares no Brasil no programa Minha Casa Minha Vida. Foram mais de 15 mil novas habitações, 10 mil dessas voltadas para a realocação de famílias que viviam em áreas insalubres e com condições sanitárias precárias.

Infelizmente, Recife e a Região Metropolitana de Pernambuco não deram a devida atenção ao programa Minha Casa Minha vida. Em Recife, salvo engano, foram construídas cerca de 500 casas do programa no mesmo período.

Guardada as proporções do número de habitantes, podemos afirmar que se tivessem dado a mesma prioridade que Petrolina, poderíamos ter tido um incremento de mais de 100 mil novas casas na região metropolitana, o que, sem dúvidas, teria trazido um grande impacto na questão de moradias em área de risco e evitado boa parte dessa tragédia.

Por Julio Lossio
Médico e Ex-Prefeito de Petrolina