Em Ipojuca, a prefeita Célia Sales (PTB), publicou neste sábado, 4 de junho, nas redes sociais, mais de uma semana depois das fortes chuvas que atingiram a cidade, sua primeira vistoria nas ruas sobre o que tá sendo feito para minimizar os estragos do temporal. O seu filho que é deputado estadual, Romero Sales Filho, também esteve presente.
Até então, a gestora municipal só tinha compartilhado publicamente em seu perfil, as reuniões em sala de monitoramento e outros locais, nunca com registros nas ruas com os cidadãos durante o período mais crítico do temporal.
Bem diferente de outras cidades da Região Metropolitana do Recife, em que os prefeitos foram sentir a realidade dos problemas e angústias da população prejudicada com as chuvas, a prefeita Célia Sales optou por ficar em local seguro, seco e bem longe dos diversos pontos de alagamentos do município. Apesar de não ter deslizamento nem mortes em Ipojuca, dezenas de famílias perderam o pouco que tinham com as casas sendo tomadas pelo intenso volume de água e boa parte ainda se encontram desabrigadas ou desalojadas.
No dia 25 de maio, ela esteve na Central de Monitoramento da cidade para acompanhar o trabalho da Defesa Civil diante do aumento das chuvas.
Em 28 de maio, uma reunião de monitoramento foi convocado em local não informado na publicação do Instagram, para analisar as ocorrências em Ipojuca causadas pelo intenso volume de água.
A vistoria deste sábado (04) teve início na Central Monitoramento com a verificação dos pontos de alagamento e seguiu para a rua da Gruta cujas barreiras tiveram intervenção imediata da Defesa Civil com colocação de lonas e cadastramento da assistência social. A prefeita prometeu para os moradores da rua da Gruta, junto com a secretária de Infraestrutura, Giuliana Cavalcanti, de que as lonas serão substituídas por muro de arrimo e telas argamassadas, para que a prevenção seja feita em definitivo.
1.425