Eleições 2022

União Brasil lança Luciano Bivar como pré-candidato a Presidência mas partido libera apoio para Bolsonaro

O presidente do União Brasil, Luciano Bivar, vai lançar nesta terça-feira, 31 de maio, oficialmente, sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto. O lançamento ocorre ao mesmo tempo em que seu partido liberou o apoio dos filiados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) logo no primeiro turno.

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, integrantes da legenda dizem que Bivar só entrará na disputa para negociar mais adiante sua retirada, em troca de espaço em uma aliança. Afirmam, ainda, que a candidatura tem como objetivo rachar a terceira via.

“O apoio ao Bolsonaro permanece. O acordo que fiz com o partido foi para que ele me deixasse livre para apoiá-lo”, afirmou o governador do Amazonas, Wilson Lima, que trocou o PSC pelo União Brasil e tentará a reeleição.

Leia mais:
>>> Vídeo: Bolsonaro diz que ‘o governador no momento de crise tem que esquecer essa questão política, arregaçar as mangas e trabalhar pelo povo’

>>> Em Pernambuco, Bolsonaro diz que ajuda cidades atingidas pelas chuvas ”independente de coloração partidária”

Deputado federal por Pernambuco, Bivar já foi candidato a presidente em 2006, quando ficou em último lugar, com 0,06% dos votos válidos. Dono dos maiores fundos eleitoral e partidário, perto de R$ 1 bilhão, o União Brasil é alvo da cobiça de vários pré-candidatos a presidente.

Inicialmente, a sigla fazia parte do grupo da terceira via, composto pelo MDB, PSDB e Cidadania, e dizia estar interessado em construir uma candidatura única para se contrapor a Bolsonaro e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No início deste mês, no entanto, a legenda decidiu sair do grupo e anunciou que lançaria a pré-candidatura de Bivar.

Da redação do Portal com informações do Pleno News