Pernambuco: sobe para 24 o número de cidades em situação de emergência devido às chuvas; Ministério reconheceu, até o momento, apenas 14; veja lista
Nesta terça-feira, 31 de maio, o estado atingiu a marca de 106 mortes e 10 desaparecidos. Mais de 6 mil pessoas estão desabrigadas.
Por Luiz Fernandes - Publicado em
31 maio de 2022, às 17:28
- Atualizado em 31 maio de 2022, às 17:34
Sobrevoo de áreas afetadas pela chuva. Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
O número de cidades em situação de emergência devido às fortes chuvas nos últimos dias em Pernambuco subiu para 24. Deste total, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu, na segunda-feira, 30 de maio, a situação de emergência de 14 cidades.
As buscas por desaparecidos depois das chuvas em Pernambuco chegaram ao quarto dia nesta terça-feira, 31 de maio. Até o momento, o estado registrou 106 mortes e 10 desaparecidos. Mais de 6 mil pessoas estão desabrigadas.
A portaria oficial de número 1.713 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil inclui 14 municípios. Clique aqui para ter acesso ao documento com todos os detalhes.
Veja quais são os 14 municípios em que a situação de emergência já foi homologada pelo Ministério:
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Goiana
Jaboatão dos Guararapes
Moreno
Nazaré da Mata
Macaparana
Olinda
Paudalho
Paulista
Recife
São José da Coroa Grande
São Vicente Ferrer
Timbaúba
Confira os municípios que também já declararam situação de emergência mas não estão na primeira portaria oficial de número 1.713
Abreu e Lima
Aliança
Araçoiaba
Bom Jardim
Glória do Goitá
Igarassu
Limoeiro
Passira
São Lourenço da Mata
Vicência
Veja portaria:
Portaria oficial de número 1.713 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Imagem: Reprodução/DOU
Com a decisão, as cidades podem ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar os gastos fiscais previstos para custear ações de combate à crise.
Balançando
O Corpo de Bombeiros localizou, no início da tarde de hoje, 31 de maio, os corpos de seis vítimas de deslizamentos de barreiras provocados pelas fortes chuvas em Pernambuco. Três pessoas foram encontradas na Vila dos Milagres e outras três em Jardim Monteverde – nessa localidade, os trabalhos de buscas se encerram, uma vez que todos os desaparecidos foram encontrados.
Com isso, o número de óbitos registrados no estado desde a última quarta-feira, 25 de maio, subiu para 106. Já o número de desaparecidos caiu de 16 para 10, sendo 8 pessoas já identificadas e outras duas estão sendo investigadas, já que os informes ainda são imprecisos.
Jornalista formado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), com atuação nas principais áreas da comunicação, como assessoria de imprensa, marketing digital, TV, fotografia, criação de conteúdos e gerenciamento de redes sociais. Participou do primeiro estágio visita do Senado Federal e assessoria de comunicação política nos últimos 2 anos.