O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania-PE) apresentou, na segunda-feira, 30 de maio, um projeto de lei (PL 1412/2022) que concede o ‘Auxílio Emergencial de Reconstrução’ às vítimas das chuvas em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A proposta prevê o repasse de R$ 10 mil para as famílias que tiveram prejuízos com a catástrofe.
De acordo com a matéria, o auxílio deverá ser pago às pessoas que possuem uma renda familiar mensal per capta de até meio salário mínimo. As famílias cuja renda total é de até três salários mínimos também terão direito ao benefício. Apenas um membro da família poderá receber o valor.
Até esta publicação, quase cem pessoas morreram em decorrência das chuvas e inúmeras famílias de baixa renda perderam praticamente todos os bens materiais que dispunham.
Apenas em Pernambuco, 14 municípios decretaram situação de emergência. “O momento é de calamidade e falta de esperança para as famílias atingidas”, diz o projeto apresentado pelo deputado.
“É preciso um esforço conjunto, com o empenho direto da União, para socorrer essas famílias. Por esse motivo, propomos neste Projeto de Lei a criação de um auxílio emergencial de reconstrução, no intuito de contribuirmos para a reconstrução das casas e dos bens perdidos para este desastre”, completa o texto.
Leia mais:
>>> Governador visita um dos locais mais afetados pelas chuvas e escuta relatos da população e das equipes de trabalho envolvidas nos resgates
ACS de Pernambuco recebe doações
Pernambuco é castigado por fortes chuvas que fazem vítimas. Pensando em ajudar de alguma forma quem mais precisa, o Presidente da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS) transformou a sede da entidade num ponto de arrecadação de donativos.
A ACS-PE fica na Rua Carlos Gomes, número 70, bem ao lado da CELPE da avenida caxangá, no bairro da Madalena.
“Nossa entidade representa os profissionais que estão se doando para salvar vidas. Aproveitamos para parabenizar todos os Bombeiros e Policiais Militares envolvidos nas operações de resgate. Mesmo com tantas dificuldades, eles comprovam que têm um compromisso com o povo pernambucano”, destaca o Presidente da ACS-PE.
132