Temporal

Chuvas: Situação de emergência nas cidades de Olinda, Cabo, São Lourenço da Mata, Goiana e Camaragibe e mais de 10 decretaram medida; veja lista

Na última semana, choveu fortemente em Pernambuco e como consequência, 15 cidades decretaram situação de emergência.
As 14 cidades citadas no decreto são:
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Goiana
Jaboatão dos Guararapes
Igarassu
Macaparana
Moreno
Nazaré da Mata
Olinda
Paudalho
Paulista
Recife
São José da Coroa Grande
São Vicente Férrer
Timbaúba
Vicência

Olinda

A cidade decretou Situação de Emergência devido fortes chuvas dessa última semana.
“Devido à grande dimensão das chuvas, precisamos de um suporte maior do Governo do Estado e do Governo Federal. Todo apoio é necessário.” disse coronel Carlos D’Albuquerque, secretário de Defesa Civil do município.
Além de prever o reforço por parte de outras esferas da União, o decreto também possibilita mais rapidez nos processos de contratação de pessoas e compras de suprimentos e insumos.

De acordo com a análise dos dados da Apac, o índice pluviométrico medido da última quarta-feira até agora, no município de Olinda, é o maior de toda a história, desde que se iniciou a medição pelo órgão. O decreto tem a duração prevista de 120 dias, podendo ser revogado ou prorrogado por igual período, dependendo da necessidade.

Cabo de Santo Agostinho

Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém, declarou, neste sábado (29), situação de emergência e calamidade pública no Cabo de Santo Agostinho, em virtude das intensas precipitação ocorridas nas últimas 24h, no município.

A cidade enfrenta diversos estragos, decorrentes das fortes chuvas, tais como alagamento das vias públicas, deslizamentos de barreiras e quedas de muros de arrimo. De acordo com o gestor municipal, o município vai adotar medidas emergenciais para proteção da vida dos cidadãos.

“Neste momento, toda nossa atenção está voltada para amparar e auxiliar as famílias afetadas pelas chuvas. Estamos mobilizando todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre, bem como a convocação de voluntários para ajudar nos serviços de apoio à população”, declarou Keko do Armazém.

A partir deste decreto, as famílias atingidas serão direcionadas para cinco escolas municipais, cujas vão atuar como ponto de apoio. Em caso de emergência, os moradores também podem acionar as Equipes Socioassistenciais, através do número (81) 99164-5503.

Goiana

“Estou decretando Situação de Emergência em Goiana (Sede e Distritos) em razão das fortes chuvas registradas nos últimos dias. A medida é fundamental para agilizar o socorro aos atingidos, e assegurar que sejam minimizados os impactos.” disse o prefeito de Goiana, Eduardo Honório.