Inusitado

Vídeo: Sob risos de vereadores, 'Dia da Harmonização Facial' é aprovado na Câmara de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na última quinta-feira, 26 de maio, a criação do Dia da Harmonização Facial, a ser comemorado no dia 29 de janeiro. Proposto pelos vereadores Isac Félix (PL) e Sandra Santana (PSDB), o projeto ainda passará por outra votação.

Na justificativa do projeto, alega-se que “a apresentação pessoal é uma necessidade fundamental na vida das pessoas” e que “essa preocupação não raras vezes gera um trauma psicológico nas pessoas.”

Leia também:
>>>Vídeo: Vereador saca arma durante sessão da Câmara Municipal e troca socos com colega em discussão

Os proponentes argumentam ainda que “projeto visa reconhecer um novo ofício que está surgindo e pode ajudar muitas pessoas.”

O vereador Isac Félix emitiu nota alegando que o projeto tem preocupação também com vítimas de violência doméstica – embora a harmonização facial não seja considerada uma cirurgia plástica ou corretiva.

O projeto ainda precisa passar por mais um turno de votação. O vereador Fernando Holliday (NOVO), segundo-secretário da casa legislativa, não conteve as risadas ao ler sobre a aprovação do projeto, bem como os outros vereadores próximos a ele.

“Como vereador atuante nas comunidades, recebo inúmeros depoimentos e histórias de mulheres que sofreram violências terríveis que resultaram em cicatrizes em suas faces e corpos, causando-as baixa autoestima, inseguranças e sentimento de rejeição. Além disso, muitas dessas mulheres perderam oportunidades de emprego por conta das visíveis cicatrizes”, afirma o vereador no comunicado.

Nessa primeira votação não houve discussão em plenário, o que é de praxe quando há acordo entre líderes de partidos.

CNN