Na Câmara Municipal de Vitória, no Agreste de Pernambuco, os vereadores querem aumentar o próprios salário em 26%. O pagamento mensal vai passar de R$ 10 mil para R$ 12,6 mil, a partir da legislatura 2024.
De acordo com o projeto, “o total da remuneração (subsídios) dos vereadores não poderá ultrapassar o montante de 5% (cinco por cento) da receita do Município. O subsidio individual do Vereador ficará limitado ao percentual
(50%) estabelecido no Art. 29, VI, da Constituição Federal em relação ao subsidio de Deputado Estadual, de acordo com a população do Município.
Veja também:
>>>TCE-PE vai realizar auditoria após verificação de irregularidades na construção de creches em Vitória de Santo Antão
Ainda de acordo com o Projeto de Lei, fica ‘vedado aos vereadores o recebimento de qualquer acréscimo aos seus subsídios ou parcela de qualquer natureza, como verba de representação, gratificação, adicional, abono, prêmio, ou outra espécie remuneratória”.
Nas redes sociais, o vereador André Carvalho (PDT) já adiantou seu voto e disse vai ser contra a proposta que aumenta o salários de todos os 19 parlamentares.
Confira projeto na íntegra aqui
O texto destaca ainda que o “parlamentares da Casa do Povo, da Cidade da Vitória de Santo Antão, a mais de 12 (doze anos) não tinham reajuste de subsídios, fato este que não se coaduna com a vontade da Constituição da República de 1988, que como veremos, determina o reajuste anual”.
Por fim, a Lei defende a constitucionalidade do Projeto, “pois, sob o crivo do filtro da constituição, atende aos requisitos por ela determinada. A Carta da República de 1988, positivou no artigo 37, X, e artigo 39, §4°”.
106